Vale das Rainhas
O Vale das Rainhas fica na região Oeste de Luxor, no Egito. A área fica próxima ao Vale dos Nobres e guarda os templos de muitas esposas e filhos reais do Antigo Egito, especialmente a partir da Dinastia XIX.
A região tem mais de 80 túmulos e vamos falar mais sobre alguns deles aqui.
Túmulo de Nefertari
O espaço mais famoso do Vale das Rainhas é também considerado uma das tumbas mais bonitas do Egito. Foi descoberto em 1904, guardando Nefertari – a esposa favorita de Ramsés II. A tumba ou túmulo é divido nas áreas:
- Antecâmara
- Vestíbulo
- Câmara Lateral
- Segunda Escadaria
- Câmara Mortuária
- Pilares
Escavado em pedra calcária, o espaço sofreu muitos danos com o tempo e foi restaurado em 1986. Atualmente é possível ver pinturas ricamente trabalhadas e coloridas, estátuas e inscrições nas paredes com nitidez.
Túmulo da Rainha Titi
A Rainha da Dinastia XX também tem um túmulo no vale das rainhas. O espaço é pequeno e mais simples que o túmulo de Nefertari, mas é possível ver pinturas muito vivas. O destaque vai para a câmara mortuária, que abriga uma figura da deusa Hathor vertendo água do Nilo para reviver a rainha.
Túmulo de Khaemweset
O príncipe Khaemweset era filho de Ramsés II e morreu ainda criança. Seu túmulo no vale das rainhas traz relevos finamente detalhados e figuras em que o pai apresenta seu filho a divindades e faz oferendas a elas.
Ainda é possível encontrar gravuras em que deuses como Neith e Ísis falam com Osíris em nome do príncipe.
Você pode conhecer as belezas do Vale das Rainhas de pertinho e visitar a terra mágica do Egito com a Descobrir Egipto Viagens. Conheça os nossos pacotes e descubra o Egito com a gente!