O Egito é o nome mais comum, e oficialmente é conhecido também como “A República Árabe do Egito“. O nome em árabe é “Misr” مصر. Na época faraônica o nome do Egito foi “Kemet” que significa “a Terra Preta” devido ao lodo preto da sua terra no região do Vale e no Delta.
É um país de grande importância geográfica e estratégica, ocupando uma parte de grande destaque no coração do mundo. Considerado a ponte entre o Ocidente e o Oriente graças à existência dos dois grandes mares; o Mediterrâneo e o Mar Vermelho, juntamente com o Canal de Suez, o Canal mais importante para o Comércio no planeta.
Geograficamente fica no nordeste de África, mesmo cerca de 5% do território – a península de Sinai- pertence a Ásia. Egito está rodeado no norte pelo Mediterrâneo, pelo oeste existe Líbia, pelo sul o Sudão, e pelo leste e nordeste existem o Golfo de Aqaba, Israel e Palestina sucessivamente.
Egito dispõe de uma área total de 1.0010.450 quilômetros quadrados, apenas cerca de 5% da área potencial é explorada pelas atividades de agricultura e habitação. Essa parte parece como um enorme oásis verde, formado pelo Nilo no coração do deserto amarelo. A região verde e fértil da terra do Egito se localiza no vale do Nilo e no Delta do rio juntamente com um conjunto de oásis espalhados no deserto sobretudo no Deserto Líbico conhecido localmente como o Deserto Ocidental do Egito, esses oásis são: como Siwa, Bahareya, Farafra, Dakhla e Kharga.
No norte do Deserto Ocidental encontra-se a depressão de Al-Qattara com 133 m. sob o nível do mar, considerado o ponto mais baixo na África. O Deserto Arábico, conhecido também localmente como o Deserto Oriental, estende-se do vale do Nilo até os relevos do litoral do Mar Vermelho. É, de facto, um deserto que ocupa um platô que se eleva gradualmente do oeste para leste e termina pelas Serras do Mar Vermelho que atingem cerca de 600 m. de altura. A península de Sinai parece muito como um triângulo incompleto, cuja base no norte enquanto a sua ponta está no sul, e está situada entre o Mediterrâneo pelo norte e o Mar Vermelho pelo sul, estendendo-se das fronteiras com Palestina e Israel pelo leste até o Canal de Suez no oeste.
Geograficamente Sinai contém duas partes principais; O norte caracterizado pelas terras planas e vales secos, e o sul caracterizado pelos relevos e picos altos que atingem às vezes mais de 2000 m. de altura.
Com 6671 km de comprimento e considerado o rio mais longo do planeta, o Nilo percorre no Egito 1545 km, do sul até o norte, desaguando no Mediterrâneo. Desde milhares de anos até o dia de hoje o Egito depende totalmente do rio Nilo, tendo em consideração a pouca pluviosidade no norte e no litoral setentrional.
Em um local situado a norte do Cairo atual o curso do rio Nilo se bifurca em dois enormes braços; Roseta e Damieta, formando entre si um imenso Delta em forma de um leque. E enfim os dois braços percorrem e desaguam separados no Mediterrâneo. O Cairo é a capital do país desde 969 d.C,. Além da sua posição estratégica no continente africano e no Médio Oriente, o Cairo é o primeiro centro político, econômico e cultural não só no Egito, mas também no Mundo Árabe inteiro.