O Templo Maior de Abu Simbel
Ao lado da entrada do templo maior de Abu Simbel estão quatro colossais estátuas de 20 metros do faraó com a coroa dupla do Alto e do Baixo Egito decorando a fachada do templo, que tem 30 metros de altura e na parte superior da fachada existe um friso com 22 babuínos.
As estátuas colossais foram esculpidas diretamente da rocha em que o templo estava localizado antes de ser movido. Cada estátua representa Ramesses II, sentado em um trono.
A estátua à esquerda da entrada foi danificada uma parte dela caiu provavelmente por um terremoto, ou outra razão desconhecida deixando apenas a parte inferior da estátua ainda intacta. A cabeça e o tronco ainda podem ser vistos nos pés da estátua.
Ao lado das pernas dos colossos de Ramses II, há outras estátuas que não são mais altas que os joelhos do faraó. Estes pertencem a
Nefertari, esposa principal de Ramesses, a rainha-mãe Mut-Tuy, seus dois primeiros filhos Amun-her-khepeshef e Ramesses, e suas primeiras seis filhas Bintanath, Baketmut, Nefertari, Meritamen, Nebettawy e Isetnofret.
Existe um baixo-relevo em cima da entrada do templo representando duas imagens do rei Ramessses fazendo oferendas a Ra-Hor-akhti, de cabeça de falcão, cuja estátua está em um nicho especial. Ra-Hor-akhti foi considerado deus do Sol.
Também se encontra, perto da fachada, uma estela que registra o casamento de Ramsés com uma filha do rei Khattusili III, tal casamento que selou a paz entre o Egito e o reino do Hititas.
A Colunata
Ao passar pela entrada se encontra a Colunata, ou seja, a Sala Hipóstila que também tem o nome do pronaos e te tem cerca de 18 metros de comprimento e 16,5 metros de largura e é suportado por oito enormes pilares na forma de Osíris representando o rei Ramsses II em forma de Osíris. Os colossos que estão no lado esquerdo levam a coroa branca do Alto Egito, enquanto as do lado oposto estão usando a coroa dupla do Alto e do Baixo Egito.
Segunda Colunata Menor
A Colunata leva a outra sala com quatro pilares decorados com belas cenas de oferendas aos deuses. Há representações de Ramesses e Nefertari com os barcos sagrados de Rahor Akhty e Amon.
Vestíbulo Transversal
A Sala dos quatro pilares dirige a um vestíbulo transversal que dá acesso a entrada para o santuário.
O Santuário do Templo
No fundo do templo se encontra o santuário onde se encontram, esculturas de quatro figuras sentadas: Ra-Hor-Akhty o rei Ramesses, Amon Ra e Ptah.
Neste santuário acontece o fenômeno do Sol. Isso porque o eixo do templo foi posicionado pelos antigos arquitetos egípcios de tal forma que por duas vezes por ano, em 22 de outubro e 22 de fevereiro, os raios do sol penetravam no santuário e iluminavam a os rostos das figuras
No santuário do fundo, exceto a estátua de Ptah, o deus conectado com o submundo, que sempre permanece na escuridão.