
Surgimento dos Templos no Antigo Egito
O surgimento dos templos no Antigo Egito se deu a partir de quando uma população local construiu um pequeno santuário de tijolos de barro para sua própria divindade local. Eles escolheram sacerdotes para servir a figura desse deus e trouxeram oferendas em troca de favores e proteção.
Era uma estrutura simples e posteriormente foram expandindo lentamente ao longo das eras. Tendo sua construção feita de pedra, onde foram adicionando novas salas e elementos.
Cada templo foi dedicado a um deus ou deusa e ele ou ela foi servido por sacerdotes.
Função dos Templos
Era um lugar onde o Deus ou a Deusa morava, descansava e recebia serviços diários e oferendas.
Um lugar sagrado onde no fundo do templo e no lugar mais escuro (Santo Santurum) existia uma figura ou imagem do Deus / Deusa, que era o senhor(a) do templo.
O templo representa simbolicamente o primeiro ponto sagrado do universo onde o deus apareceu, ou seja, a Colina Primordial, por tanto todos os elementos arquitetônicos do templo representa essa criação e os elemento cósmicos essa dualidade entre Luz e Escuridão.
O teto mostra e representa o céu, o chão e as paredes e colunas representam as arvores e as plantas da terra.
Purificação do Templo
Como casa do Deus, o templo deve ser puro e essa pureza começa a partir dos elementos arquitetônicos construídos no templo.
Essa pureza exigia que o templo egípcio antigo deveria ser varrido carinhosamente, pulverizado com água e purificado com incenso para limpar e purificar o ar e ambiente dentro do templo.
Os sacerdotes também tinha que fazer um autopurificação diariamente antes de começar as tarifas no templo.
Alguns aspectos dessa purificação foram representadas em tomar banho diariamente, ou se lavar no lago sagrado, ou pelas águas extraídas dos poços do templo. Também exigia mastigar o Natron. Essa limpeza e purificação exigia também raspar o cabelo da cabeça e vestir-se em túnicas brancas de linho.
Acredita-se que essa purificação externa não era o bastante, por isso os sacerdote tinham que mostrar e exercer pureza interna ou atitude pura que inclui evitar comidas impuras e no mínimo uma abstinência temporal de fazer sexo.