[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7522″ img_size=”full”][vc_column_text]
Arte Egípcia no Museu Egípcio do Cairo | Sarcófago de Djedhorefankh
Djedhorefankh foi superintendente dos altares do templo de Amón-Ra em Karnak durante a dinastia XXII. O Sarcófago de Djedhorefankh possui a forma de uma múmia, é feito de madeira e foi descoberto próximo a Tebas muito bem preservado.
Detalhes do Sarcófago de Djedhorefankh
O interior do sarcófago é completamente coberto por cenas policromáticas divididas em registros que mostram divindades, padres fúnebres, figuras, emblemas divinos e imagens da múmia submetida aos últimos tratamentos de preparação antes do enterro.
No painel maior, pode-se observar na seção inferior, Djedhorefankh sendo coroado por um friso contínuo de cobras e ilustra um dos momentos mais importantes da cerimônia fúnebre: o ritual de abertura da boca.
Ao centro um sacerdote, com uma pele de leopardo e vestido branco, banha a múmia com incenso. O objetivo do ritual era recuperar o uso dos sentidos no falecido, para que ele pudesse enfrentar os desafios da outra vida.
Decorações destacadas
A parte de trás do sarcófago de Djedhorefankh, é mostrada uma cena especular pintada em cores vivas. Duas divindades, identificadas com o deus da múmia Ptah, sentam-se nos tronos e recebem ofertas de um sacerdote e uma sacerdotisa. O corpo de Ptah é adornado com colares e uma rede semelhante ao que costumava ser colocado nas múmias do falecido.
O sarcófago também possui uma decoração elaborada nos revestimentos. Uma dessas cenas mostra a oferta habitual de presentes feitos por um padre aos dois deuses. O deus identificado como Ptah é adornado por guirlandas e tem nas mãos os símbolos da realeza, do cetro e do flagelo. A figura de Anúbis, o deus que preside os rituais de embalsamamento, está atrás dele.
A cena inferior mostra os quatro filhos de Hórus, cuja missão era proteger os órgãos internos do falecido: Amset com a cabeça de um homem, Duamutef com a de um chacal, Hapi com a cabeça de um babuíno e Kebksenuf com a de um falcão.
O Sarcófago de Djedhorefankh está exposto na sala 31 do Museu Egípcio do Cairo e você pode conhecer mais algumas peças do acervo no nosso site. Confira agora mesmo clicando aqui e descubra mais sobre esta incrível coleção!
Para mais dicas sobre o museu Egípcio do Cairo, consulte-nos a respeito.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]