O que visitar em Alexandria?
Alexandria está a 220 km ao norte do Cairo, na região do Delta. O nome árabe da cidade é Al-Askandariyyah e ela é a segunda maior cidade do Egito.
História de Alexandria
A história da cidade inicia-se com a conquista de Egito por Alexandre, O Grande, em 332 a.C. Ele construiu a cidade na ilha de Rakotis, entre o Mar Mediterrâneo e o lago Mareotis, perto da ilha de Pharos.
Alexandria tornou-se o novo porto de comércio entre o Ocidente e o Oriente. O arquiteto Dinócrates elaborou a planta da cidade com ruas que se cruzam perpendicularmente e com um lago em volta da cidade. Na nova cidade, haviam duas vias principais de 30 metros de largura. A cidade era dividida em cinco bairros, sendo o mais importante o bairro real.
Durante o reinado de Ptolomeu I, Alexandria foi elevada à capital. Um dique de 1800 metros foi construído entre a ilha pequena Pharo e o local da vila Rakotis. E desta maneira foram criados dois portos: o Grande Porto no leste e o Porto dos Eunostos no oeste. Durante o reinado de Ptolomeu II, em 280 a.C., o farol de 120 metros de altura, uma das sete maravilhas do mundo, foi construído na ilha de Pharos.
Mais tarde, a cidade tornou-se um dos centros mais importantes do cristianismo. Em 1800, Alexandria possuía 6000 habitantes.
Em 1828, Mohmed Ali mandou construir o canal de Mahmoudiyah. Com objetivo de unir a cidade ao interior. Mandou também dragar os portos. Alexandria tornou-se o centro do comércio do algodão, o que explica a presença de numerosas fabricas tê
Alexandria que permaneceu capital do Egito entre 305 a.C a 622 d.C foi o berço de cultura no mundo e um centro de estudos e ciências, e uma das maiores cidades do mundo e do mediterrâneo.
Como Chegar em Alexandria?
A cidade está ligada a outras cidades egípcias por serviços ferroviários, rodoviários e aéreos. Também está ligada por um canal com o Nilo.
O transporte dentro da cidade é fornecido pelo serviço do bonde histórico e também táxis e ônibus. A ligação ferroviária principal para o Cairo é boa e Alexandria é também o terminal para a linha ferroviária que vai para Al-Sallūm na fronteira com a Líbia.
A estrada de deserto Alexandria-Cairo é uma das melhores estradas do Egito e o trajeto dura cerca de 3 horas. Essa estrada alivia a pressão sobre a estrada agrícola através da região do delta, bem como incentivar o desenvolvimento do deserto. A estrada desértica entre Alexandria e o Cairo também criou na duas margens das estradas muitas fazendas e projetos de pecuária e de criação e cavalo.
O aeroporto de Borg al Arab tem sido uma importante ligação entre a histórica Alexandria e muitos países em todo o Oriente Médio e no Norte da África. O aeroporto de Borg Al Arab foi ampliado e renovado em 2010, oferecendo todas as conveniências modernas para turistas e passageiros.
Dicas de Passeios em Alexandria
Selecionamos alguma atrações turísticas imperdíveis de Alexandria. Confira!
Museu Nacional de Alexandria
Localizado na Rua Fouad (Tariq al-Horreyya), perto do centro da cidade.
É um museu elegante que tem crescido muito nos últimos anos, e hoje é considerado um dos melhores museus do Egito.
Destaque para a coleção fascinante da arte egípcia e a arte alexandrina ao longo das eras.
Museu Greco-romano (MOYXEION)
O acervo consiste em uma grande coleção de arte, objetos e artefatos que datam de tempos diferentes da história da antiga Alexandria. É possível encontrar peças que vão desde a época grega, atravessando a época romana e termina com a época inicial do cristianismo.
O Museu tem 27 Salas de exposições com estátuas clássicas, urnas, vasos, manuscritos, frascos, obras em madeira e marfim, sarcófagos e um belo jardim.
Não deixe de conferir a fachada Neoclássica do Museu greco-romano com a inscrição grega MOYXEION (mouseion, “museu”).
Planetário Science Center
Pertencente à Nova Biblioteca de Alexandria, o espaço foca na física e na astronomia. Espetáculos fascinantes sobre constelações Horário: chamada para mais detalhes.
Nova Biblioteca de Alexandria
Com a sua forma especial da Nova Biblioteca de Alexandria é considerada a maior do Egito e África. Tem como objetivo recapturar o espírito de abertura e erudição da antiga Biblioteca de Alexandria. Ela foi construída no mesmo lugar da antiga biblioteca. É um complexo enorme e moderno que tem a biblioteca principal com 11 andares. Além de bibliotecas especializadas, Planetário, quatro museus, vários Expos e Galerias permanentes e centro de congressos.
As Catacumbas de Kom El-Shokafa
O Cemitério Romano de Kom El Shokafa é uma necrópole que data do século I d.C, escavado na padra até 3 andares subterrâneos. Se localiza no bairro popular de Kom El Shokafa no leste de Alexandria. Aqui o desenho é único. As Catacumbas de Kom El Shokafa mostra modelos da arte helenística com motivos egípcios nativos combinados com unidades e motivos gregos. Veja mais informações sobre a As Catacumbas de Kom El-Shokafa aqui.
O Anfiteatro Romano
Conhecido como o teatro Romano de Kom El-Deka. É Um exemplo lindo dos teatros romano a pesar de que o tamanho não é grande. Parece que o teatro sofreu de tantas modificações, desde o século II d.C. Nessa época tinha um auditório grande com 42m de diâmetro.
Confira dicas do que visitar nesse incrível destino.
Para receber dicas sobre a sua primeira visita ao Egito, entre em contato conosco!