[vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_section][vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_single_image image=”1972″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”link_image” el_class=”dicus-img”][vc_column_text]
Cabeça Inacabada da Rainha Nefertiti
Esta testa que representa um dos retratos da rainha Nefertiti, esposa de Akhenaton sem dúvida, é uma obra explicativa para nos e relata como foi o estilo da escultura egípcia antiga. Ela pertencia uma estátua feita de várias peças montadas para formar o conjunto. A sensibilidade refinada mostrado por esta obra-prima aumenta a elegância e a espiritualidade de uma mulher atrativa de lendário poder.
Nefertiti foi uma das mulheres mais misteriosas e poderosas do Antigo Egito, ela reinou ao lado do faraó Akhenaton de 1353 a 1336 a.C e talvez tenha governado o Novo Império após a morte do marido. Nefertiti viveu durante um momento de enorme agitação cultural, quando Akhenaton reorientou a estrutura política e religiosa do Egito em torno da adoração do deus Aton. Nefertiti é um ícone mundial da beleza e do poder feminino.
Pouco se sabe sobre o seu passado, apesar de ter surgido a hipótese de que poderia ser de origem estrangeira, de acordo com especialistas, atualmente eles acreditam que foi claramente egípcia. A importância do seu papel na corte é indiscutível, e como foi testemunhado por muitas imagens dela com seu marido em Tebas e Amarna, muitas vezes com seus filhos, em cenas íntimas ou durante o culto oficial de Aton. Ela ainda recebeu a distinção de colocar um retrato dela sozinha em um templo ou santuário privado oficializando uma cerimônia religiosa, um ato que sempre foi uma prerrogativa do rei. Talvez tenha sido esta exposição (exagerada) do casal real que levou à posterior rejeição das reformas religiosas de Akhenaton.
A simplicidade dos traços é acentuada pela pedra e orgulho impenetrável do olhar da rainha; Mesmo inacabada, os olhos velados sublinham o apelo desta mulher destinada a desaparecer misteriosamente da história. Destinada a um papel secundário, mas alguns estudiosos sugerem que talvez em exílio voluntário em um palácio norte de Amarna, foi rapidamente substituído por Kiya, de quem também se sabe muito pouco, em um determinado momento, ele deixou qualquer menção de seu nome.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]