O Museu Greco-romano em Alexandria
O Museu Greco-romano em Alexandria é um dos mais fascinantes e mais importantes museus do Egito. Fundado em 1892, o museu tem uma coleção inestimável de cerca de 40.000 objetos, incluindo escultura, mosaicos, obras em madeira e moedas.
O Museu Greco-romano de Alexandria (MOYXEION) exibe uma grande coleção de arte, objetos e artefatos que datam de tempos diferentes da história da antiga Alexandria, desde a época grega, atravessando a época romana e termina com a época inicial do cristianismo. A fachada Neoclássica do Museu greco-romano com a inscrição grega MOYXEION (mouseion, “museu”). O Museu tem 27 Salas de exposições, de tamanho diferentes que exibem principalmente estátuas clássicas, urnas, Vasos, manuscritos, frascos, obras em madeira, obras em marfim, sarcófagos e moedas de eras diferentes e um jardim atrativo decorado com peças antigas genuínas. É Notável entre as exposições são muitos achados do Templo de Serapis, um santuário importante na antiga Alexandria.
O Museu Greco-romano contém objetos e material encontrados em Alexandria própria, assim como objetos da era Ptolemaica e Romana do delta do rio Nilo, Al Fayyum, do Alto Egito e do Baixo Egito, no Egipto Médio e antiguidades do da época faraônica da área de Alexandria e do delta. A vasta coleção do Museu Greco-romano de Alexandria que foi fornecida ao longo de dezenas de anos, é produto de doações de cidadãos alexandrinos ricos, bem como de escavações conduzidas por sucessivos diretores da instituição, tanto dentro da cidade como em outras áreas arredores. Outros objetos vêm da Organização de Antiguidades do Cairo (particularmente os objetos que pertencem ao período faraônico) e de várias escavações realizadas no início do século XX em Al-Fayoum e em Al- Banhasa no Médio Egito).