Mesa de Oferendas
Este objeto conservado no Museu Egípcio do Cairo é uma tapeçaria egípcia antiga colorida representando um nobre chamado Sen Nefer diante de uma mesa de oferendas. A tapeçaria estava cobrindo sua múmia dentro de seu túmulo na necrópole de Deir El-Madina, na margem oeste de Luxor que foi dedicada como uma cidade dos arquitetos, pintores e artesões no tempo da dinastia XX.
Aqui podemos ver o nobre Sen Nefer sentado em uma cadeira preta de patos leoninos, mostrando diante de uma mesa de oferendas.
A mesa de oferendas, também chamada de bandeja de oferendas, era uma peça de uso cotidiano no Antigo Egito. Uma delas está exposta no Museu Egípcio do Cairo – a chamada Mesa de Oferendas Circular de Hórus.
Ela pertenceu a um profeta da cidade de Atribi e tem o texto hieroglífico hetep – que significa oferenda. No texto também vemos os títulos de Hórus e uma inscrição mostrando o falecido sentando-se à mesa. A mesa é feita de calcário branco e tem 83 cm de diâmetro.
A peça era utilizada em oferendas funerárias para o Ka do deus Hórus, com espaços para os objetos utilizados no ritual, como jarras e vasos.
Quer conhecer mais sobre a fascinante arte e cultura egípcia antiga? Veja mais peças aqui no nosso blog!
- Gansos de Meidum
- Colossos de Akhenaton
- Brinquedos do Antigo Egito
- Vasos de Yuya e Tuyu
- Estátua de Três Anões Dançantes
- As Joias da Rainha Ahhotep
- Sarcófago de Neferi
- Cama Funerária
- Estátua do Hipopótamo
- Maquetes de Meketra
- Shabti de Khonsu
- Joias de Khnumet
- Busto de Tutankamon
- Maquetes da Tumba de Meketre
- As Estelas Funerárias
- Os Retratos de Faium
- As Joias da Princesa Mereret
- A Tríade de Miquerinos
- As Estátuas de Rahotep e Nofert