Forma de se vestir no Egito
A Vestimenta das Egípcias
Nas grandes cidades, as mulheres muçulmanas geralmente usam roupas comuns, maquiagem e lenços na cabeça; nas cidades menores e povoados, encontramos mais mulheres que usam abaias ou galabeyas (espécie de vestido preto de mangas compridas) e às vezes burkas.
Dos países árabes, o Egito é um dos mais liberais. É possível encontrar mulheres muçulmanas, sem lenço (Hijab), maquiadas – as egípcias costumam maquiar bastante os olhos -, jeans ou roupas comuns.
Diferentes de alguns outros países islâmicos, as mulheres dirigem carros, trabalham e também ocupam chefias de cargos importantes. Um exemplo são as ministras,que ocupam cargos de destaque na política egípcia. Também é fácil encontrar, principalmente nas grandes cidades, mulheres exercendo profissões tipicamente masculinas, como taxista ou policial.
O que se vestir quando visita o Egito?
As roupas são as mesmas que você usaria no Brasil, de acordo com o clima da ocasião, inclusive bermudas ou shorts. É importante lembrar que a cultura local é influenciada pela religião, onde há em média 90% de muçulmanos e 10% Cristãos Coptas.
Embora dentre os países muçulmanos, o Egito seja considerado mais liberal, é interessante ficar atento aos excessos em roupas ou em demonstrações afetivas, especialmente nas zonas provincianas.
Recomendamos que você escute as orientações do seu guia turístico antes de começar os passeios. Em alguns lugares religiosos, como igrejas e mesquitas, não é permitido visitar vestindo roupas muito curtas.
Não esqueça de levar sapatos confortáveis ou tênis nos passeios em lugares de área ou montanhosos como Sakkara, as Pirâmides de Giza, O Vale dos Reis, Abu Simbel, Tel El Amarna, Tuna EL Gabal em Luxor Oeste e outros.