[vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7535″ img_size=”full”][vc_column_text]
Egito recupera sarcófago de ouro de Nedjemankh dos EUA
Foi recentemente anunciado que o Egito recuperou o sarcófago de ouro de Nedjemankh dos EUA.
O sarcófago de Nedjemankh, um sacerdote egípcio antigo de alto escalão, retornou ao Egito, oito anos depois que teria sido traficado ilegalmente para fora do país em 2011. O sarcófago de ouro foi ilegalmente contrabandeado para fora do país e foi vendido através de documentos forjados ao Metropolitan Museum of Art em Nova York por U$ 4 milhões.
Retorno ao Egito
O Ministério de Antiguidades exibiu o sarcófago de ouro do sacerdote faraônico, Nedjemankh, após sua recuperação nos Estados Unidos.
O sarcófago de ouro de Nedjemankh foi exibido com a presença do ministro das Antiguidades Khaled Al-Anani, secretário do Conselho Supremo de Antiguidades Mostafa Waziri e vários embaixadores estrangeiros e representantes de missões arqueológicas no Egito.
Os esforços diplomáticos egípcios conseguiram recuperar o sarcófago de ouro do sacerdote faraônico Nedjemankh. Isso aconteceu como parte dos crescentes esforços internacionais para combater o mercado negro de antiguidades e os esforços do Egito para recuperar seus artefatos roubados.
Sarcófago de Nedjemankh
O sarcófago de ouro é feito no formato de uma múmia e mede 2 metros. É sutilmente feito de madeira e metal. O sarcófago é coberto com placas de ouro, elaboradamente decoradas com cenas e textos hieroglíficas que visam orientar Nedjemankh em sua jornada para a vida eterna.Acredita-se que o ouro encontrado no caixão simboliza a relação do sacerdote com os deuses egípcios, onde acreditava-se que os deuses eram feitos de metal precioso.
“Isso não é apenas para os egípcios, mas também para a nossa herança humana comum, pois todos compartilhamos os mesmos valores e fazemos parte da mesma família internacional“, disse o ministro de Relações Exteriores Sameh Shoukry na cerimônia de repatriamento.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]