Cairo – Igreja de El-Matareya – Igreja de El-Zeitun – Igreja da Gruta da Família sagrada no Bairro Cristão (Café da manhã + almoço)
‘’Depois de Jesus ter abençoado a zona de Wadi Al-Natrun, a Família Sagrada viajou para o sul e daí atravessou o Nilo ao leste e chegaram à zona de Oun, antiga Heliopolis, a mais antiga cidade egípcia – hoje Ain Shams y El-Matareya.’’.
Café da manhã no hotel. Saída para visitar Igreja da Virgem em El-Matareya, conhecida antigamente como Heliópolis. Durante a sua viagem ao Egito, a Família Sagrada encontrou abrigo debaixo de uma árvore em El-Matareya, hoje conhecida como a Árvore da Virgem Maria. Esta árvore tornou-se um marco significativo ao longo do seu percurso no Egito. Em El-Matareya a Família Sagrada achou sombra de uma árvore de sicômoro e descansou lá. Neste ponto, próximo a árvore descansaram e nesse local se diz que o menino Jesus tocou a terra e apareceu uma fonte de água doce, abençoada por sua presença e eles beberam. A Santíssima Virgem também usou essa água para dar banho ao menino Jesus. E no lugar onde ela jogou a água, brotou uma árvore com “bálsamo” que cresceu, e deu perfume único.
A Árvore de Maria tornou-se famosa como santuário cultural e religioso para muitos peregrinos e visitantes de muitos lugares do mundo. O santuário inclui uma árvore, um poço e uma gruta, bem como vários ícones no pátio exterior. A árvore atual no santuário não é a árvore original. A árvore original enfraqueceu até cair em 1656 d.C., enquanto um grupo de franciscanos recolheu os seus ramos e os plantou, e a árvore cresceu e se ramificou novamente.
Visitaremos a igreja da Virgem em El-Zeitun no mesmo lugar onde a Família Sagrada repousou por alguns dias. Essa igreja é rica em ícones antigos, sobretudo os que representam Jesus ao colo da virgem. Almoço incluso em restaurante local. Continuação para visitar o Bairro Copta Cristão, em Masr Al-Quadima, Visitaremos a Igreja da São Sérgio onde se encontra a Gruta da Família Sagrada, onde a Família Sagrada ficou lá por uns dias. Visitaremos a Gruta da Família Sagrada, atualmente dentro da “igreja do Mártir São Sérgio”. Se acredita que a Família Sagrada passou aqui dias antes de seguir a sua jornada ao sul do Egito. Vamos terminar nossa visita ao Bairro Copta com uma visita a Poço da Família Sagrada, localizado atualmente dentro do recinto da igreja de São George, onde se acredita que, foi usado pela Família Sagrada durante sua estadia na Gruta nesta aérea. Almoço em restaurante local. Visitaremos Igreja da Virgem Maria em Maadi no Sul do Cairo, localizada na margem oriental do Nilo, aonde a Família Sagrada chegou, e desceram uma escadaria até à margem do Nilo ainda existe, e tem um santuário que se abre a um portão de ferro para a preservar. A igreja que tem 3 abobadas é foi construída no século XVIII e está repleto de ícones fabulosas que datam do século XIX. Na igreja existem três altares consagrados: o central à Virgem Maria, o do norte aos eremitas do deserto: Anba Anthony, Anba Paula e Anba Shenouda, e o do sul aos mártires: Mar Girgis (São George), Mar Mina e a Mártir Demiana.
Refeições
Café da manhã
Almoço
Jantar