[vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7451″ img_size=”full”][vc_column_text]
Escudos de Tutankhamon
No anexo da antecâmara Tutankhamon foram encontrados oito escudos, que eram de madeira dourada e perfurada que não poderiam ter sido utilizados para defesa pessoal. Então, o arqueólogo Carter considerou que estes escudos de Tutankhamon eram puramente cerimoniais.
Detalhes dos Escudos
O escudo ilustrado é decorado com o tema tradicional do triunfo do faraó sobre os inimigos do Egito.
Tutankhamon empunha sua espada enquanto segura dois leões pela cauda, como um símbolo dos inimigos. Atrás dele, em custódia a divindade do Alto Egito, a deusa-abutre Nekhbet, fica em uma planta de papiro, emblema do Baixo Egito.
A inscrição de três colunas compara a força do rei para matar animais selvagens com a do deus tebano Montu.
No alto da cena está o disco solar alado. Uma paisagem desértica com três colinas no registro inferior forma o símbolo hieroglífico de países estrangeiros.
As imagens do faraó derrotando seus inimigos (às vezes simbolizadas por animais do deserto e pássaros do pântano) são muito comuns. Os inimigos externos do Egito pertenciam ao reino da desordem e do caos e, conforme o papel do faraó era garantir a ordem cósmica, seu dever era agir contra eles.
O escudo de Tutankhamon está exposto na sala 45 do Museu Egípcio do Cairo e você pode conhecer mais algumas peças do acervo no nosso site. Confira agora mesmo clicando aqui e descubra mais sobre esta incrível coleção!
Para conhecer mais sobre o Museu Egípcio, consulte-nos a respeito![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]