[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

O Espelho e o Sistro no Antigo Egito| Talismãs que Outorgam Poderes
Nas mãos dos ritualistas, via-se com frequência dois instrumentos litúrgicos, o espelho e o sistro. Estavam associados, fundamentalmente, ao símbolo da deusa Hathor, uma forma da deusa Mãe associada a Isis e a Mut, a mulher de Amon, deus de Tebas.
O Espelho
A oferenda dos dois espelhos era praticada nos ritos destinados a Hathor e Mut. “Hathor” significava a Casa de Hórus, ou seja, a Casa do Verbo encarnado, que não é outra coisa além do espelho do falcão solar. O disco metálico do espelho significava o disco solar. O cabo do espelho tinham várias formas: o cetro em forma de talo de papiro, símbolo do reverdecer; uma jovem nua que lembrava a deusa do amor; um cabo de obsidiana negra, cor da Ressurreição. Nos hieróglifos, a palavra “espelho” designava a cruz da vida: Ankh.
Esotericamente, o espelho era instrumento do perpétuo rejuvenescimento, da manutenção da beleza. Esotericamente, da porta aquática e ígnea (associada a Hathor e a Hórus), que permitia a passagem ao invisível. Por isso, figurava muitas vezes como oferenda no mobiliário funerário.
O Sistro
O outro símbolo de Hathor era o sistro, do qual existem dois tipos diferentes. Um deles, o sistro Sekhem, tinha um cabo em forma da cabeça da deusa Hathor e era encimado por varas com chocalhos, que se agitavam para dar ritmo às procissões. Era um instrumento musical que expressava a melodia da harmonia do Cosmos e apaziguava a forma colérica da deusa, a leoa Sekhmet, fonte do poder. O outro sistro era Sechechet, motivo, que terminava em forma de um navio e continha uma cobra, Ureus, ou o rosto de Hathor.
Associado ao hieróglifo do coração, era o protetor do sancta sanctorum do templo e estava relacionado também aos quatro pontos cardeais, aos canais através dos quais a Vida Una se expressa sob a forma dos quatro elementos.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]