300 Mil Gatos Mumificados Descobertos Em 7 Túmulos Egípcios Antigos
Em abril de 2018, foi iniciada uma escavação em Saqqara e Minya, que revelou uma descoberta no mínimo curiosa. Trata-se de cerca de 300 mil gatos mumificados descobertos em 7 túmulos egípcios antigos.
Além dos gatos mumificados, foram encontrados também raros besouros-escaravelhos. A declaração foi dada pelo Ministério de Antiguidades do Egito.
Khaled Anany, ministro de Antiguidades do Egito, declarou que foram encontrados o total de sete túmulos faraônicos nas cidades de Sakkara e Minya. E no interior desses túmulos estavam um total de cerca de 300 mil gatos mumificados.
Além disso, três dos sete túmulos faraônicos continham dezenas de múmias. Acreditasse que essas múmias datam da quinta e sexta dinastias, há cerca de 6.000 anos atrás. Entre os túmulos, um deles pertenceu a Khufu-Imhat, o superintendente do palácio real.
Escaravelhos
Como falado anteriormente além do impressionante montante de gatos mumificados que foram encontrados. Também foram achados na necrópole de Memphis os raros besouros escaravelhos.
Dois desses besouros foram embrulhados em linho dentro de um sarcófago de calcário com imagens de grandes besouros pretos pintados.
Além desses besouros, foi encontrado uma coleção menor de múmias escaravelhos em um sarcófago menor.
Outras Descobertas
Além dos gatos e escaravelhos mumificados foi encontrado uma estátua de gato de bronze, sendo associada a representação da deusa Bastet. Que era uma deusa protetora da família e da harmonia do lar. Além dessa, foram desenterrados cerca de 100 estátuas de gatos dourados.
Em um dos túmulos os nomes Subek Sekt e Mafy foram encontrados gravados em uma porta. Até o momento os arqueólogos ainda não identificaram quem eram essas mulheres egípcias antigas.
Foram retiradas do interior dos túmulos estátuas de madeira dourada de um leão, vaca e um falcão. Mil amuletos, alguns potes, ferramentas de escrita e capítulos do famoso Livro dos Mortos.