Tríade Sagrada do Antigo Egito
A tríade sagrada do Antigo Egito na mitologia antiga egípcia é formada pelos deuses Ísis, Osíris e seu filho Hórus, que era considerado o guerreiro da luz, libertando o mundo das trevas trazidas por seu tio Set.
A lenda conta que Ísis e Osíris tiveram seu amor interrompido por Set, que assassinou e esquartejou o irmão Osíris, espalhando partes de seu corpo por todo o Egito. Ísis então usou sua dor como força para recuperar seu amado e gerar um filho do casal: o poderoso Hórus.
Ísis representava o amor incondicional de mãe, Osíris era representado por um falcão e era o deus das forças do solo, que fazem a terra crescer. Ele se tornou deus da transcendência que preside o tribunal do juízo final. Hórus era visto como um guerreiro vitorioso e esposo de Hathor – a deusa do amor.
Juntos, eles eram a representação de uma família sagrada e poderosa, altamente cultuada em diversos períodos do Antigo Egito.
Você quer saber mais sobre a mitologia egípcia e os mistérios da egiptologia? Que tal beber esse conhecimento da fonte em uma viagem ao Egito com palestras e visitas? Saiba mais sobre o nosso Workshop de Egiptologia!