Vale das Baleias
A região de Wadi Al-Hitan, também conhecida como no Vale das Baleias, fica no deserto ocidental do Egito e guarda valiosos restos fósseis da mais antiga subordem de baleias: a Archaeoceti.
Os fósseis representam uma das principais histórias da evolução: o surgimento da baleia como um mamífero oceânico, depois de uma vida anterior como um animal terrestre. O número, concentração e qualidade de tais fósseis aqui é único, assim como sua acessibilidade e configuração em uma paisagem atraente e protegida.
A região é Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma zona estritamente protegida e de tamanho suficiente para incluir as principais exposições de rochas onde os fósseis de baleias são encontrados, bem como características geológicas associadas de interesse.
Museu de Fósseis e Mudanças Climáticas de Wadi Al-Hitan
O Museu de Fósseis e Mudanças Climáticas de Wadi Al-Hitan é o primeiro museu do Oriente Médio dedicado aos fósseis que mostra uma forma primitiva de baleias, agora conhecido como “baleias que andam”.
A peça central do museu é um esqueleto de 37 milhões de anos e 18 metros de comprimento de uma forma de baleia que mostra como as baleias modernas evoluíram a partir de mamíferos terrestres.
Além disso, uma coleção substancial de fósseis e outros itens distintos de todo o Egito exibe o processo de mudança climática no planeta Terra.
Os fósseis de Wadi Al-Hitan, que remontam a 50 milhões de anos, mostram os mais jovens arqueocetos, nos últimos estágios da evolução dos animais terrestres para uma existência marinha. Muitos dos esqueletos das baleias estão em boas condições, pois foram bem preservados nas formações rochosas.
Quer ver essa maravilha de pertinho? Prepare a sua viagem ao Egito agora mesmo! Vamos juntos?
Fontes: