[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]
Mulheres do Egito Antigo | Quem foi Nefertiti?
Nefertiti, significa “a bela está chegando”, foi uma grande rainha na XVIII dinastia do Antigo Egito. Sendo a responsável por liderar o maior império do século 14 a.C.
Não se sabe muito sobre a história de Nefertiti, ou exatamente a família dela antes de seu casamento com Amenhotep IV ou seja o famoso Akhenaton que foi quando começou a aparecer nas escrituras.
Ela foi a esposa principal de Amenhotep IV, conhecido, mais tarde, pelo nome Akhenaton, e juntos eles desempenharam um importante papel no Antigo Egito principalmente com respeito a nova religião.
Poder de Nefertiti
Ao longo dos anos, a influência de Nefertiti, em muitos campos foi só aumentando. Alguns estudiosos comprovam essas teoria com o tamanho das imagens representativas de Nefertiti.
No começo, nas imagens que foram gravadas nos templos de Amarna ou seja a cidade de Akhet-aton fundada pelo rei Akhenaton. As imagens de Nefertiti eram bem menores que as de Akhenaton. Com o passar dos anos, gradativamente as imagens de Nefertiti vão ficando maiores até alcançar o mesmo tamanho das imagens de Akhenaton.
Esse crescimento indicaria que ao longos dos anos seu poder e status foi aumentando. Umas das principais razões para isso ter acontecido foi a criação de uma nova religião no Egito.
Papel na Religião
Akhenaton e Nefertiti divulgaram uma nova religião, onde instituíram o culto a apenas um único deus, conhecido como Aton. Essa nova religião alterou as outras formas de religião e a cultura tradicional religiosa do politeísmo do Antigo Egito.
Nefertiti desenvolveu um papel atuante na disseminação do culto monoteísta, pois ela era uma das únicas que poderia interceder diretamente com Aton.
Durante o reinado de Akhenaton, os responsáveis pela realização dos cultos de adoração de Aton eram o rei mesmo Akhenaton e Nefertiti. Afinal, eles eram as figuras representativas dessa divindade.
A religião transmitia pensamentos de paz, fraternidade, verdade, amor, igualdade e solidariedade.
Após a morte de Akhenaton
Alguns estudiosos defendem a tese de que quando Akhenaton morreu, Nefertiti teria assumido o trono do Egito por um curto tempo.
Isso porque nas imagens de Nefertiti, ela era representada com coroa e bastões, adereços típicos de um faraó. Acreditas-se que a princípio ela teria assumido o trono ao lado de Akhenaton e posterior a sua morte teria sido sua sucessora pelo menos por um certo tempo.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]