Akhetaton – A Cidade Sagrada de Akhenaton
A cidade sagrada de Akhenaton foi capital do Egito durante o governo do faraó Akhenaton, foi a cidade criada para o culto ao deus Athon que naquela ocasião, passou a capital do Egito com o deslocamento da família real, do clero de Athon e de pessoas que apoiavam as mudanças e aonde cerca de 18 a 20 mil pessoas habitaram em uma proposta única e diferenciadas à época.
Akhenaton que anteriormente tinha o nome de Amen-hotep IV, foi um grande faraó do Egito durante a Dinastia XVIII. Após 5 anos de reinado, Amen-hotep IV tomou a decisão de mudar seu nome para Akhenaton, que significa “o espírito atuante de Aton” e implementou uma série de mudanças ao poder político e religioso da época.
Curiosamente, Akhenaton não é um faraó que é lembrado por sua riqueza, poder, guerras ou conquistas. Mas desenvolveu um importante papel na história do Egito, pois enquanto ele reinava seu foco era em instalar mudanças na cultura egípcia.
Uma das mais impactantes foi a formação de uma religião com o culto de Athon, criando a cidade sagrada de Akhenaton, onde era pregado ensinamentos de paz, amor, igualdade e solidariedade. Era sensível, poeta e inspirado pelos ciclos da natureza e conexão com a expansão do criador que deveria ser cultuada de forma aberta e para todos, sem distinção ou estratificação social.
Segundo Akhenaton, “o Universo só poderia ter sido criado por uma única mente superior, digna de todos as homenagens, ao contrário da sociedade viciada em deuses de pedra que em realidade os utilizam como elemento de barganha em seus desejos pessoais e mesquinharias do cotidiano”.
Por muitas vezes é referido a Akhenaton o título de “príncipe da paz”, juntamente com sua esposa Nefertiti deixaram um importante legado espiritual para a humanidade.
Nefertiti, foi uma rainha que compartilhou e colaborou com a trajetória espiritual de Akhenaton. Sendo uma figura lembrando por sua devoção e bondade.
Construção da Cidade Sagrada
Em 1370 a.C., Akhenaton e o arquiteto Bek, constroem uma nova capital em El Amarna. O local foi escolhido devido a nunca ter pertencido a nenhum deus ou realeza antes.
Em El Amarna, foi construído um local exclusivo para meditação e celebração das honras em homenagem a Athon com vistas as montanhas e na claridade do sol.
Atualmente, é possível visitar as ruínas de Akhetaton e o ícone deste período no pilar mestre cartão postal de Amarna.
Vamos fazer uma jornada ao Egito em busca do resgate das nossas raízes solares e espirituais? Entre em contato e vamos planejar sua viagem sagrada no Egito.