Mulher Preparando Cerveja
Se você vai visitar o Museu Egípcio do Cairo, vai conhecer de perto a obra Mulher Preparando Cerveja. A escultura tem 28 cm, foi feita de calcário no século XXIV A.C. e descoberta em 1930.
Desde a Dinastia IV era comum que as mastabas e tumbas dos nobres tivessem pequenas estátuas representando trabalhadores. Os antigos egípcios acreditavam que o falecido precisaria do auxílio de seus servos na vida após a morte.
No caso da estátua, podemos ver que a mulher prepara a bebida da forma tradicional da época, com cevada, água, tâmaras e fermentação natural.
É interessante perceber a riqueza de detalhes da peça, principalmente a expressão do rosto. A obra se destaca por que, mesmo retratando uma mulher simples, o artista teve o cuidado de capturar as feições e expressões da modelo, o que não era comum na época. Os trabalhos artísticos mais delicados costumavam ser reservados ao faraó e sua família.
O corpo forte e musculoso da trabalhadora é retratado, assim como o movimento do seu trabalho que desprende certa alegria.
A obra Mulher Preparando Cerveja fica no primeiro andar do Museu Egípcio do Cairo, na sala 47.
Você já conhecia essa peça? O que achou dela? Não se esqueça de conferir as outras peças da nossa série de postagens sobre a pluralidade da arte egípcia:
- As Joias da Princesa Mereret
- A Tríade de Miquerinos
- As Estátuas de Rahotep e Nofert
- Os Retratos de Faium
Para ver toda essa beleza de perto e vivenciar os encantos do Egito, fale com a gente!