[vc_row][vc_column width=”3/4″][phys_gallery id_image=”3878,3871,3869″][vc_column_text]
A Mãe na Mitologia Egípcia Antiga
Isis era a representação da figura da mãe na Mitologia Egípcia Antiga.
Ritos sagrados, procissões, mistérios e rituais de passagem estão associados também a História das deusas ao longo das eras e nas variadas culturas.
Em cada uma dessas culturas há sempre a Deusa, A Grande Mãe que inclui os princípios sagrados do feminino, personificado nos atributos da Mãe.
Na Cosmogênese egípcia antiga, essa personificação é claramente presente em Isis, filha de Geb (a terra) e Nut (o Céu).
Citada como Deusa em inúmeros atributos – cura, magia, parto, entre outros – mas é como “A Mãe” que Isis se destaca.
Ela representa seu amor incondicional, abnegação, determinação e sabedoria em lidar com tantas intempéries para a gestação e criação de seu filho: Horus, “o guerreiro da luz” , que ao crescer vai cumprir sua missão sagrada de libertar o Egito das forças das trevas trazidas pelo golpe de seu tio Set. Tudo graças aos cuidados de Isis, auxiliada pelos deuses Thot e Anúbis.
Lendas e Mitos Sobre Isis
Nas lendas e mitos em torno da família sagrada de Isis, Osíris o seu marido e Hórus o seu filho há uma complexidade de detalhes e significados envolvidos que não serão colocados aqui.
Após a morte de seu marido, que teve as partes do corpo segmentadas na morte tramada pelo seu irmão Set, e pelas dificuldades enfrentadas e o desejo em dar à luz ao seu filho Hórus, Isis inicia uma Jornada única.
Ela reúne as partes de seu marido Osíris, transcendendo suas próprias dificuldades e sustenta a gravidez, apesar da necessidade de o proteger no Delta do Egito.
Amor Incondicional e Cuidados Abnegados
Isis é, assim: puro amor incondicional. A Deusa também traz a abundância ao florescimento da terra e faz a terra brotar em vida. É a grande senhora, a mãe do menino Horus e a personificação da Grande mãe.
Foi constantemente referenciada nos Mamisis ou Casas de nascimento, com inúmeras cenas nos Templos desses locais.
Isis sempre está presente protegendo e cuidando do seu bebê, amamentando com o bebê ao colo e acompanhando fases de seu desenvolvimento.
Também é descrita cuidando das rainhas e dos reis egípcios com sua forma alada e de asas abertas à proteção ou abençoando e protegendo com seu amor incondicional.
Sua proteção e cuidado era buscado pelos reis e rainhas que escreviam o próprio nome no selo ou cartucho real, dentro de uma estrutura chamada “nó mágico da proteção de Isis”.
Personificação do Cuidado, Amor incondicional, Abnegação e Sabedoria – atributos tão peculiares às mães – Isis, só poderia ser “a grande”, a mãe na Mitologia egípcia antiga.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]