Museu da Núbia em Aswan
O Museu da Núbia é um dos museus regionais mais importantes no Egito. Ele relata a história da terra da Núbia, conhecida como “Terra do Ouro”. O Museu da Núbia, em Aswan, é considerado um dos mais importantes e impressionantes museus egípcios. Elegante, organizado e sofisticado, ele passou cerca de dez anos para chegar ao seu formato atual.
A UNESCO no Museu da Núbia
Em 6 de Abril de 1959, o governo egípcio pediu à Organização para a Educação, Cultural e Científico da ONU auxílio no resgate dos monumentos na Núbia, quando a região foi inundada pelas águas do rio Nilo, com a construção da Barragem de Aswan.
A UNESCO pediu ajuda financeira para salvar os monumentos inestimáveis da Núbia, como um patrimônio mundial. O projeto recebeu doações de 24 países, totalizando cerca de 123 milhões de dólares.
A operação foi descrita como a maior na história da economia de monumentos. A operação, tal como é conhecida, foi baseada da técnica de traslado dos Templos de Abu Simbel por completo, e a reconstrução de novo em lugares mais seguros.
A Reconstrução
Uma série de missões de escavação foram realizadas em condições complicadas, em áreas que se estendem a 500 quilômetros ao longo das margens do Nilo. Neste grande trabalho havia uma série de 40 missões que descobriram tesouros inestimáveis que datam aos tempos da pré-história como por exemplo a faraônica, grega, romana, cóptica e islâmica. Sem dúvida, este trabalho revelou muitos segredos sobre a vida da Núbia e seu desenvolvimento ao longo dos séculos.
Em janeiro de 1975, a Autoridade Geral de Antiguidades do Egito apresentou um pedido ao UNESCO que procuram assistência da organização para preservar os monumentos do antigo Egito na Núbia, através da criação de um museu na cidade principal da Núbia, Aswan. Sendo o principal apoiador para salvar os monumentos da Núbia, a UNESCO aprovou este pedido, e confiou o comitê executivo responsável deste novo projeto. Esta comissão chama-se “O Comitê Executivo para a Campanha Internacional para o Estabelecimento do Museu Internacional dos Monumentos da Núbia em Aswan.
Desde fevereiro de 1981, uma série de simpósios e seminários foi realizada pela contribuição para este grande projeto. Foi a primeira vez na história da UNESCO decidir lançar uma campanha internacional para estabelecer um museu local. E em 4 de fevereiro de 1986, a pedra fundamental do Museu de Núbia foi montada. Para os egípcios, o museu é importante para mostrar a vida nessa região rica em história e cultura ao longo das eras. Quanto aos visitantes estrangeiros, o museu vai mostrar a história da região original, tal como uma fonte de conhecimento para pesquisadores de todo o mundo.
O Museu da Núbia está localizado em Aswan, a poucos quilômetros do centro da cidade, ocupando uma área de 50.000 metros quadrados, 7.000 foram dedicados para a construção, enquanto o restante representa o pátio do museu.
O que você irá encontrar no Museu da Núbia
Três mil peças de antiguidades foram registrados e expostas, representando vários tempos da época, faraônica, romana, cóptica e islâmica. A exposição inclui 90 peças raras, enquanto os corredores internos contêm 50 peças de valor inestimável que remonta aos tempos pré-históricos, 503 peças pertencem ao tempo faraônico, e 52 da Era Cóptica, 103 da era Islâmica, 140 do tempo da Núbia antiga, além de 360 peças achadas em Aswan.
Entre as peças importantes destacamos a estátua de Ramsés II, que foi colocada na parte frontal do Museu, a estátua de Amenras a esposa espiritual de Amón, que foi de origem Núbia. É, também, tem a cabeça do rei Shapatka, de origem Núbia, feito de granito rosado, a cabeça de granito preto Tahraqa, o rei da Núbia, cujo reinado continuo durante o século 7 a.C, foi caracterizado pela prosperidade.
Há, também, quatro múmias de nobres, que foram descobertas na cidade Kashmatkh na Núbia. Além disso, o museu contem modelos diversos das casas e estilos de vida que representa uma parte do patrimônio da Núbia, com um panorama do Nilo, mostrando a imagem viva da sociedade núbia no Rio Nilo.
Todas as peças expostas no museu refletem o caráter da Núbia, ao longo da história. Assim, o museu de Núbia desempenha um papel fundamental não só ao nível do povo da Núbia, mas também para o mundo inteiro, ao nível da manutenção e preservação de monumentos, que representa um apoio aos pesquisadores, interessados na Núbia no mundo inteiro. Isso, no entanto poderia ser alcançado através do centro de estudos que pertence ao próprio museu, e pelos centros de documentação que publicam mais informações sobre a “Terra do Ouro” no Egito, e sobre o passado, o presente, e o futuro.