Torre do Cairo.
Um dos principais pontos turísticos de Cairo, a Torre do Cairo, está privilegiadamente localizada em uma área plana na região sul de Gezira, que em árabe significa “ilha”. Com 185m de altura, e cercada pelo rio Nilo a torre presenteia quem a visita com uma vista privilegiada da cidade. É tão magnífica que muitos a consideram como uma das melhores vistas da cidade.
No topo da torre é possível vislumbrar dois extremos da região, ao direcionar o olhar para o lado leste, onde estão localizados prédios cinzentos contrastando com a visão rochosa proveniente de Muqattam Hills. Já ao olhar para o lado oeste observamos as pirâmides demarcando os limites da cidade e o início do deserto. Logo abaixo o rio Nilo corre em direção ao norte, rumo ao Mediterrâneo.
O melhor momento para visitar a torre é o que antecede ao pôr do sol, quando a vista fica ainda mais incrível com as luzes da cidade começando a acender e ficando ainda mais destacadas com o anoitecer. Também é nesse momento que ocorre a chamada para prece muçulmana do anoitecer.
Construção
Obra do arquiteto egípcio Naoum Shebib, sua construção deu início no fim da década de 1950 e foi concluída na década de 1960. Após a sua construção ela ganhou o título de edifício mais alto da cidade, superando a pirâmide de Quéops.
A torre do Cairo tem um formato de tubo de treliça, que se abre um pouco no topo, se assimilando a uma flor de lótus. Planta está que é um dos símbolos do Egito tendo como seu significado mais importante a pureza do corpo e da mente e o feminino Sagrado.
Curiosidades
Quem visita a torre do Cairo pode fazer uma refeição no pitoresco restaurante localizado dentro da torre, no topo. O restaurante é rotatório, proporcionando aos seus visitantes uma vista de 360° de toda região do Cairo. Para completar a sua rotação o tempo estimado é de cerca de 70 minutos.