Monumentos Islâmicos Para Visitar no Cairo
Mesquita do Sultão Hassan
Um dos maiores monumentos Islâmicos para visitar no Cairo. Localizada no bairro atual de Alcalaá, a Mesquita e Madrassa do Sultão Hassan é uma das mais bonitas da cidade.
Foi construída pelo sultão El Nasser Hassan, em frente à Cidadela de Saladino. A construção iniciou em 1356 e terminou em 1363 por ordem do príncipe Beshir Agha.
O edifício tem uma superfície de 7.907 m² e a altura da entrada é de 37,80 m. A Madrasa é uma escola-mesquita para o ensino dos quatro ritos do Islão.
O pátio aberto é quase quadrado, e cada lado tem comprimento de 32 metros, rodeado de quatros iwans, cada um com uma cobertura abobadada. As paredes estão cobertas por blocos de pedra colorida e mármore, decorados com uma inscrição em estoque que contém passagens do Corão (Surat El-Fath) em escrita cúfica.
O Mihrab está rodeado por quatro colunas de mármore. Á direita do púlpito encontra-se uma porta de madeira revestida de bronze. As duas portas que se abrem no muro da Quibla dirigem ao mausoléu do sultão.
O mausoléu possui uma superfície de 21 m² e uma altura de 50 metros. Os muros estão cobertos de mármore até à altura de 8 metros. A mesquita do sultão Hassan tem dois minaretes islâmicos mais altos, ainda que seja dois metros mais baixo que os minaretes da mesquita de Mohamed Ali Paxá, construída 500 anos depois.
A Mesquita do Sultão Hassan também e um Monumentos Islâmicos, ela é não é só famosa por seu tamanho e é conhecida, também como a mais estilisticamente coerente de qualquer outra monumental mesquita, é um exemplo do estilo arquitetônico de sua época. O interior é lindamente decorado e os efeitos de seu enorme pátio central e verticalidade imponente é impressionante.
A Mesquita Mohamed Ali
Conhecida também como a mesquita de Alabastro, é um dos mais famossos monumentos Islâmicos para visitar no Cairo.
Seu construtor, Mohamed Ali, nasceu em Kavala, na Grécia. Em 1801 foi o comandante das tropas albanesas no Egito. Em 1805 os egípcios libertaram-se do vice-rei (Basha d Egito). A mesquita foi construída em 1830 em duas partes: a mesquita ou seja o lar da oração e o pátio aberto. Este mede 52×54 metros e está circundado por quatro corredores ladeados por colunas de mármore encimadas de pequenas cúpulas. A mesquita, de forma quadrada, mede 41 metros de lado. Uma cúpula central de 21 metros de diâmetro e 52 de altura apoia sobre quatro pilares quadrados, e está circundada por quatro semi-abôbadas e por aquela da Qibla. Dois minaretes cilíndricos, em estilo otomano, com a altura de 84 metros, erguem-se na fachada oeste. Esta mesquita é caracterizada pela grande quantidade de alabastro que reveste as paredes.
Outros Monumentos Islâmicos para visitar no Cairo se destacam também:
- O Complexo de Qalawaun em Sahria Al-Muiz.
- Madrasa do Sultão El Nasser Mohamed.
- Mesquita de El-Hakem.
- Mesquita de Barquq em Sahria Al-Muiz.
- Mesquita de Ahmed ibn Toloon.
- Mesquita de El Rifaei.