[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Túmulo de Pet-Osíris.
O túmulo de Pet-Osíris, localiza-se na necrópole de Tuna el-Gebel, (cidade dos mortos de chmun Hermópolis). Foi considerada nos tempos antigos como um lugar especialmente santo que recebia peregrinos que conservavam a memória de um antigo sacerdote de Thot.
Este túmulo foi descoberto em 1.919, pelo Serviço de Antiguidades Egípcio. Este belo túmulo foi dedicado a Pady-usir “o dom de Osíris” que assume o posto do supremo sacerdote do templo de Thot, no reinado de Petolemeu I, no século III a.C.
Além dele, o túmulo foi dedicado ao seu pai chamado ‘Siachu’ e o filho dele ” jed-Juhoti-f-Ankh”. Diante da entrada encontra-se um altar de calcário.
Conheça o Túmulo
A fachada deste túmulo tem a forma da fachada de um templo egípcio devido a existência de colunas aderidas à parede.
O material é calcário, e partes de pedra arenosa foram incrementadas. O túmulo tem 7 m de comprimento e 6 m de Largura. O túmulo contém 2elementos principais: o Nãos e o Pronãos ou seja a câmara e a antecâmara. Por um lado, a fachada, que está decorada com 4 colunas parecidas às colunas do templo de Dandaraْ. Essas colunas estão unidas entre si por muros, cujos capitéis estão decorados com unidades vegetais – representadas em pedra – (papiros, lótus e frondas de palmeiras. A entrada dirige ao pronaos, a (primeira câmara), ou a antecâmara cujo teto está repousando sobre 4 pilares.
As paredes do pronaos estão decoradas de belas cenas que mostram as atividades cotidianas do Egito antigo. Entre as cenas fascinantes do pronaos destacam-se: A cena do parto da vaca, enquanto o artista era muito sensibilizado com a dor da vaca que dá luz. Dali se chega ao nãos (a câmara interna) em cujo chão se abre um poço de 8 m de profundidade que dirige à câmara mortuária onde foi achado o corpo de Pet-Osíris dentro de um sarcófago.
O naos está decorado de cenas impressionantes da agricultura, a colheita, o pastoreio, e atividades de Pet-Osíris na sua fazenda, a armazenagem nos celeiros, cenas dos artesanatos diferentes e das obras dos carpinteiros, os ourives, oleiros, tapeteiros…etc.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]