Cairo – Pirâmide de Meidum – El Minya (Café da manhã + Almoço + Jantar)
“Etapa Transicional entre a Pirâmide Escalonada e a Pirâmide Completa. Continuação do Mito de Heliópolis”.
Café da manhã. Na hora a determinar, check-out do hotel no Cairo. Viagem terrestre (130 km) com destino a Medium na província de Beni Suef para visitar uma parte importante da vasta necrópole da Mênfis. Ali vamos visitar a Pirâmide de Meidum, a única pirâmide construída por dois reis na passagem da Dinastia III para a Dinastia IV e, por isso, associada aos princípios de cooperação, amizade e solidariedade; inicialmente, construída pelo rei Huni (último rei da Dinastia III) e, posteriormente, cumprida pelo rei Senefru (fundador da dinastia IV). Visita ao interior da Pirâmide de Meidum, que marca uma importante etapa no desenvolvimento das pirâmides egípcias. Sua forma é um estudo para edificações. A Pirâmide tinha 93m de altura e foi construída com uma base quadrada medindo em cada lado cerca de 114m de comprimento. A entrada da Pirâmide se localiza quase a 30m acima do nível do solo, na face norte. Ela foi construída em um período de tentativas arquitetônicos para criar o formato ideal da pirâmide. Acredita-se que uma das primeiras tentativas foi a pirâmide escalonada de Sakkara e depois da construção da pirâmide de Meidum, foi possível construir a chamada pirâmide perfeita, em Dahshur. Em frente ao lado oriental da Pirâmide, se encontra um pequeno templo funerário intacto, até hoje! Este Templo não tem pinturas ou inscrições, mas chama a atenção que na frente da porta na parede ocidental, há grafite preto deixado pelos viajantes que visitavam a pirâmide no templo da 19ª Dinastia há mais de 3300 anos atrás, que vieram aqui e então registraram sua visita.
Ao redor da pirâmide de Meidum existem túmulos de grandes personalidades da IV dinastia do antigo Egito. Destacamos a mastaba de Nefer-Maat e sua esposa, Itet, onde foi encontrado o painel pintado famoso os Gansos de Meidum, exibido, atualmente, no Museu Egípcio. Também entre essas tumbas que estão a cerca de 300 m ao norte da Pirâmide, que foram construídas no tempo da 4ª Dinastia e descobertas em 1855, algumas que continham tesouros inestimáveis, cujo conteúdo está abrigado no Museu Egípcio. Outra Tumba de destaque é a de Ra-Hotep e sua esposa, Nofert, cujas obras de arte foram transferidas ao Museu Egípcio, especialmente as duas belas estátuas de calcário que pertence a esse casal, ainda em perfeita condição. Ra-Hotep era filho do Rei Senefru, o comandante do exército egípcio na 4ª Dinastia, e o Sumo Sacerdote na cidade sagrada Heliopolis, enquanto sua esposa era nobre de destaque. Almoço incluso em restaurante local. Continuação para El Minya (110 km). Chegada para o hotel em El Minya. Check-in no hotel. Jantar no hotel. Pernoite 05: El Minya.
Opcional: Pela manhã (antes de ir a Meidum): O Novo Grande Museu. Saída para visitar o NOVO GRANDE MUSEU, o maior museu arqueológico do mundo, abrigando muitos dos tesouros do Egito. Este museu já foi aberto em 15 de outubro de 2024 na fase experimental que contem milhares de antiguidades e objetos da grande cultura egipcia. Consulte-nos a Respeito!
Refeições
Café da manhã
Almoço
Jantar