Templo de Kalabsha.
Aswan é uma região milenar, repleta de história, especialmente do Antigo Egito. Aqui estão localizados muitos templos importantes, destacando Abu Simbel e o Templo de Philae. E aqui você também encontrará o Templo de Kalabsha.
O templo de Kalabsha já foi considerado o maior templo da Núbia, e foi construído em homenagem ao Deus Mandulis.
Originalmente o templo foi construído por volta de 30 a.C. na margem oeste do rio Nilo, a cerca de 50 km ao sul de Aswan.
Apesar da construção do templo nunca ter sido concluída, neste templo é possível ver um dos melhores exemplos da arquitetura egípcia na Núbia.
Conhecendo o Templo
O templo foi construído em um antigo santuário de Amenhotep II, em homenagem a Mandulis, que era o deus do sol da Núbia inferior.
A estrutura do templo possui 76 metros de comprimento e 22 metros de largura em suas dimensões.
Kalabsha possui muitos relevos esculpidos em suas paredes, como gravuras de Hórus, e vários registros históricos, como uma longa inscrição esculpida a mando do governador romano Aurélio Visarion no ano 250, que proíbe porcos no templo. O templo também possui um santuário e uma escada que leva ao teto do templo, onde daqui você poderá ter uma bela visão do próprio templo e do lago sagrado.
Quando o cristianismo foi introduzido no Egito, o templo foi usado como igreja.
Realocação do Templo
Devido as cheias do Lago Nasser, o templo de Kalabsha foi realocado para um local localizado ao sul da represa de Aswan.
O processo de mover o templo levou mais de dois anos.