Templo de Derr
O Templo de Derr foi originalmente construído em Derr, próximo a Amada, região da Núbia no Egito. Sendo este um dos mais famosos templos núbios.
Porém, o templo de Derr tem uma particularidade. Diferente de outros famosos templos egípcios, este perdeu o seu pórtico (espaço levantado com colunas) e seu pátio.
Outra característica interessante deste templo, é que assim como Abu Simbel, a sua estrutura foi completamente escavado na rocha.
Conhecendo o Templo
O templo de Derr possui quatro estátuas de Ramsés. Já as estátuas dos deuses, tiveram suas cabeças desfiguradas por fanáticos cristãos.
O templo foi construído por Tutmosis III e seu herdeiro, Amenhotep II. Posteriormente foram seguidos por Ramsés II, que contribuíram para a posterior restauração dos danos causados pelo governo de Akhenaton.
A sua construção foi em homenagem aos deuses do Novo Império Amón Ra e Ra Hor-akhty. Sendo considerada parada obrigatória para quem vai ao Egito e deseja conhecer os monumentos de estilo núbio.
Deslocamento do Templo
Assim como os templos de Amada e Abu Simbel, o templo de Derr foi deslocado do seu local original na década de 1960.
O seu deslocamento ocorreu para ele ser protegido do Lago Nasser. E consistiu em um complexo processo que incluiu desmontar e remontar em uma área segura.
Graças a esse processo hoje podemos admirar as magníficas paredes que são repletas de cenas que ilustram o estilo núbio.