O Templo de Abidos
Templo de Abidos é conhecido pelo templo de Osíris em Abidos. Este templo foi conhecido pelo nome “Casa de Milhões de Anos do rei Men- Maet-Rá (Seti I)” A.C aprox.
Foi construído pelo rei Seti I (1303 -1290) e ampliado posteriormente pelo rei Ramsés II – Ouser-maet-Rá – (1290-1223 A.C aprox.). É um dos mais preservados templos egípcios que se caracteriza pela beleza das cenas e relevos finos.
O templo foi consagrado ao deus Osíris, senhor de Abidos (Abedju). Havia dois tipos de rituais que se exerciam diariamente neste templo: o Ritual do Serviço Diário dentro dos santuários do templo, e o Ritual Especial que se exercia dentro do santuário de Seti I e na sala dos ancestrais.
Construção do Templo
O templo foi construído de pedras calcárias, porém umas partes foram construídas de pedra arenosa. Este templo, em geral, se caracteriza por dois aspectos muito óbvios, o plano do templo que tem forma da letra “L” invertida, e as sete capelas ou santuários destinados a sete diversas divindades.
Conhecendo o Templo de Abidos
O templo de Seti I consta dos elementos tradicionais do templo egípcio, porém contém características particulares.
O Primeiro Pilono (1) ou o Portal externo que tinha forma de duas torres que caíram há muito tempo, porém parece que estavam decoradas de cenas bélicas, mas o pilono (ou seja, o Portal) está muito destruído, e só se encontram uns blocos de pedras nos eu lugar.
No lado oeste, detrás do templo existe o santuário conhecido como o Osirion que é um santuário separado do templo, porém construído em um nível mais baixo do templo. Foi descoberto pelos arqueólogos Flinders Petrie e Margaret Murray, que estavam escavando o sítio nos anos de 1902. Essa estrutura foi contem imensas colunas e lenteis de granito de cerca de 100 toneladas. Provavelmente o Osirion é mais antigo do que o templo de Seti I.