Arte Egípcia no Museu Egípcio do Cairo – Sarcófago de Neferi.
O sarcófago de Neferi foi encontrado em Deir El Bersha uma vila copta no Médio Egito. Onde também foram encontrados os túmulos dos monarcas do Império Médio do Alto Egito.
A necrópole que foi escavada se estende até os lados das montanhas que margeiam o vale. Os túmulos possuem uma câmara mortuária no final e estão dispostos em três níveis.
Onde muitos destes túmulos continham objetos funerários, como os sarcófagos, alguns ainda com a múmia dentro.
Sarcófago de Neferi
O túmulo no qual Neferi foi enterrado guardava um sarcófago de madeira retangular que continha a múmia de um homem, talvez o próprio Neferi, fragmentos de navios, toldos de alabastro e fragmentos de mobília.
Gravado na madeira está uma faixa de quadrados, com uma inscrição de hieróglifo, que corresponde a tradicional fórmula funerária de oferendas em nome do Neferi.
Enquanto nos outros lados do sarcófago de Neferi podemos observar colunas de hieróglifos que colocam o morto sob a proteção de várias divindades.
Como era de costume, o lado leste do sarcófago tem dois olhos de Hórus acima da representação da porta da tumba. Acreditava-se que os olhos de Hórus ofereciam proteção ao corpo do morto.
A decoração interior do sarcófago é a mesma em todos os quatro lados e é dividida em três partes: o primeiro tem duas faixas horizontais de grandes hieróglifos com a fórmula de oferendas a quatro pares de deuses: Neftis e Nut, Isis e Tefnet, Anubis e Geb, Osiris e Thoth.
Se você, assim como a gente, ama a arte egípcia, não deixe de conferir nossos outros posts sobre o acervo do Museu Egípcio do Cairo.
Confira as peças: