Rio Nilo
O Rio Nilo é um dos maiores símbolos do Egito. Ele percorre o país e às suas margens foi construída uma das civilizações mais antigas e importantes do mundo. O rio é o mais extenso do mundo com 7.088 km de comprimento e passa por diversos países africanos.
No Egito Antigo, o rio era chamado de itéru ou eior, significando ‘Rio Grande’. O rio nasce em Jinja, na Uganda, e deságua no Mar Mediterrâneo, dividindo-se em 6 grandes áreas:
- Nilo Vitória
- Nilo Alberto
- Al-Jabal
- Nilo Branco
- Nilo Azul
- Delta do Nilo
Ele também conta com duas barragens, entre elas a Grande Represa de Assuan e diversas cataratas, especialmente na região de Assuan, no Egito.
O Percurso do Rio Nilo
O rio nasce na Uganda, ainda como parte do Lago Vitória. Ele passa pela Tanzânia, por Ruanda, pelo Quénia, pelo Congo, por Burundi, pelo Sudão, pelo Sudão do Sul, pela Etiópia e só então chega ao Egito. São 10 países percorridos e a bacia hidrográfica do Rio Nilo ocupa uma área de 3 349 000 km².
Baixo e Alto Nilo
Os egípcios antigos dividiam o país entre Alto Egito e Baixo Egito. O Baixo Egito era a área mais fértil, localizada no norte do país, próximo ao Delta do Nilo. O Alto Egito começava ao sul de Assuan e cada região tinha seu governo, políticas, cultura e religião.
Por volta de 3200 a.C, o Faraó Narmer unificou os dois reinos, unindo seus conhecimentos e riquezas. Foram feitos casamentos reais entre nobres do Alto e Baixo Egito para assegurar a unificação e os faraós passaram a ostentar símbolos das duas áreas, como o papiro e a flor de lótus.
Hoje é possível navegar pelas tranquilas águas do Rio Nilo, com cruzeiros que vão de Luxor a Assuan ou de Assuan para Luxor, passando por cidades, templos e monumentos. Que tal conversar conosco e agendar esse passeio inesquecível?
Fonte: Enciclopédia Britânica