O Mês do Ramadan no Egito
O Mês sagrado do Ramadan no Egito é sempre o nono no calendário islâmico, onde os muçulmanos praticam o jejum. O jejum é um dos cinco pilares da religião Islã e uma das formas mais elevadas de tradição islâmica. Os muçulmanos jejuam durante este mês sagrado do momento da madrugada até o último raio de sol do dia. É um mês conhecido pela disciplina espiritual, tradições egípcias, orações, celebrações, alegrias e caridade.
Este calendário Islâmico é baseado no ciclo lunar, por isso a data de início nunca é a mesma durantes os anos. Ele não corresponde ao calendário solar, uma vez que o calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o calendário solar, os feriados islâmicos acabam por circular por todas as estações.
Jejum no Ramadã
O jejum é obrigatório para quaisquer pessoa desde que esteja saudável fisicamente e mentalmente. Os idosos com problemas de saúde e mulheres gestantes e lactantes são dispensadas do jejum.
O dia começa com o Suhoor, uma refeição feita ainda de madrugada e a pessoa passa o dia de jejum e termina com o Iftar, a refeição que quebra o jejum do dia. O mês do Ramadan é conhecido como o mês de Misericórdia onde mais se pratica a caridade aos mais necessitados. É normal vermos donos de estabelecimentos como comerciantes e empresários oferecendo o Iftar nas calçadas para quem desejar comer.
O mais indicado no Iftar é iniciar a alimentação com líquidos que ajudam a hidratar melhor, segue alguns deles: Leite com Tâmaras, Amar Al din (suco de damascos), Khoshaf (a bebida “salada de frutas”, que é feito de damascos secos, figos, tâmaras , passas e ameixas secas, é embebido em água e açúcar durante a noite para formar um delicioso molho que faz esta salada doce), Sahlab (pudim cremoso feito com leite quente e aromatizado com nozes e canela), Karkadeh (infusão de doce de flor de hibisco), Erk-sous (uma bebida preta , levemente doce e levemente amargo feito da raiz de alcaçuz), Kharoub (bebida saudável e refrescante é cheia de fibras, proteínas e antioxidantes , que ajuda os muçulmanos percorrer as longas horas de jejum), Tamer Hindi (suco de tamarindo) e Jallab (melaço de uva e água de rosas e servido com muito gelo e coberto com pinhões e passas).
Ao fim do mês sagrado do Ramadan é realizado o Eid-al-Fitr, uma grande festa para celebrar o fim do jejum, declarando a volta do regime normal de três refeições. Tradicionalmente, os muçulmanos visitam suas famílias e amigos levando presentes ou doces típicos do Ramadan.