Rã no Antigo Egito
Um importante amuleto milenar é a rã no Antigo Egito. O animal simboliza a deusa Heket, relacionada à vida e a fertilidade. O amuleto de Heket era usado por vivos e mortos, simbolizando a vida mortal, o renascimento e a ressureição.
É possível encontrar amuletos de rã no Antigo Egito de variados materiais, como ouro, cobre, pedras coloridas, esteatita e vidro, especialmente nas cores verde ou turquesa.
Os egípcios antigos acreditavam que o amuleto também tinha poderes médicos e ajudava em casos de doença, dor e recuperação.
A História de Heket
Heket era a esposa de Khnum, o deus da reprodução. Ele moldou a criança e sua alma dentro do útero da esposa, dando-lhe o fôlego da vida e mantendo sua saúde após o nascimento.
Heket era a protetora das gestantes, parturientes e das crianças pequenas. É possível vê-la retratada especialmente em pinturas e estátuas em forma humana com a cabeça de um sapo nos locais designados para o parto ou o trabalho com gestantes e bebês.
Você gosta de aprender sobre mitologia egípcia e os fascinantes amuletos dos egípcios antigos? Confira nossos outros posts sobre o assunto!
E se você quiser continuar aprendendo sobre o fascinante Egito, não se esqueça de conferir sempre o nosso blog!