[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Descubra a Pirâmide de Quéops em Gizé.
Na realidade, ficamos todos maravilhados diante da grandeza beleza e perfeição das pirâmides do Egito, sobretudo as pirâmides mais celebres do mundo, as de Guiza (Gizé) que pertencem todas à dinastia IV (2680-2650 A.C aprox.). São elas: a Pirâmide de Quéops, Quéfren, e Miquerinos. Que foram construídas sobre o platô de Giza quando a margem do Nilo chegava naquela época mais perto da planície do que atualmente.
A pirâmide de Pirâmide de Khufu ou de Quéops é uma das Sete Maravilhas Antigas do Mundo, ao mesmo tempo é a mais completa e perfeita no Antigo Egito. É conhecida também pelo nome “A Grande Pirâmide de Giza”. Foi construída, segunda uma teoria, como um túmulo gigantesco. E sem par, para o grande rei Quéops sob a supervisão do vizir Hemiun. É, sem dúvida, a maior construção executada pelo homem que ainda permanece em pé por cerca de 5000 anos.
Dimensões da Pirâmide de Quéops
Foi construída na margem oeste do rio Nilo sobre o platô de Giza que tem 50 m. de altura. O tamanho da pirâmide de Quéops é incomparável, pois ocupa uma área de 52611 metros quadrados (cinquenta e dois mil seiscentos e onze metros quadrados), quase 13.1 acres. Segunda uma estimativa, a área ocupada pela base quadrada da pirâmide consegue compreender as áreas das atuais do catedrais de Firenze, Milão, São Pedro em Roma, e Westminster.
Cada lado da base quadrada mede originalmente 230 m. de comprimento, mas atualmente alcance 228 m de comprimento. Também tinha originalmente 148 m. de altura, mas agora tem apenas 137 m. devido à queda da camada polida externa que cobria as faces da pirâmide. Além disso, a pirâmide de Quéops se inclina segundo um ângulo de 51.52.29 graus. A grande pirâmide contém cerca de 2,300,000 blocos de pedras calcárias. Sendo que cada pedra se oscila entre 2.5 e 15 toneladas de peso.
Alguns matemáticos supuseram que se conseguissem cortar os blocos de pedra desta pirâmide em unidades menores, e cada unidade mede apenas um pé cúbico (cerca de 33 centímetros), formando delas uma linha estendida em direção direta, então iria terminar a dois terços de distância da circunferência da terra perto do Equador. Diz-se que o celebre general e imperador francês Napoleão Bonaparte calculou que houvesse possibilidade de construir pelas pedras da Grande Pirâmide um muro gigantesco em torno da França que mede 3 m. de altura e 1 m. de espessura!
Construção da Pirâmide de Quéops
O núcleo da pirâmide é um rochedo, isto significa que a pirâmide foi construída sobre uma base sólida de rochas.
A pirâmide de Quéops foi construída de pedras calcárias locais da trazidas da mesma planície. Foi revestida por fora de uma camada de pedras calcárias lisas e polidas procedidas da região de Turah (no sul do Cairo atual).
A fachada externa da pirâmide -conforme o historiador grego Heródoto – estava coberta com gravuras e inscrições hieroglíficas, mas, infelizmente esta cama externa desapareceu por distintas razões. Diz-se que as pedras polidas da camada externa das Pirâmides de Giza eram exploradas como uma pedreira que forneciam pedras a partir do século XIII D.C, e outra vez, e assim eram usadas para construir edifícios, palácios, mansões, casas, muralhas, aquedutos etc.
Curiosidade
Os quatro lados da pirâmide correspondem relativamente com os quatro pontos cardiais.
A entrada original se encontra no lado septentrional no curso XIII da pirâmide, e neste sentido é curioso mencionar que a entrada atual não é a original, mas foi aberta no século IX por abaixo da entrada original, situada no curso VI da pirâmide.
Foi feita durante o reinado do Califa Al-Mamoon (filho do grande califa Haroun Al Rashid) quando havia uma revolta no Egito contra o seu poder. Por isso, o califa próprio veio para o Egito, e durante sua estadia lhe avisaram que a Pirâmide de Quéops tivesse um grande tesouro abrigado no interior da pirâmide. Quiseram entrar a pirâmide, mas não conseguiram achar a entrada original. Portanto fizeram uma abertura no curso VI da fachada septentrional, que é a atual entrada usada pelos visitantes. E esta abertura é conhecida hoje em dia como a Entrada de Al Mamoon.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]