[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”6962″ img_size=”full”][vc_column_text]
Arte Egípcia no Museu Egípcio do Cairo | Peitoral de Sheshonq I
Este é o Peitoral de Sheshonq I, filho de Nimlot. Acredita-se que Sheshonq I tenha sido o fundador da XXII Dinastia. E, portanto, o pingente poderia ter sido herdado por seu filho Sheshonq II, pois foi em encontrado em seu túmulo.
Detalhes do Peitoral de Sheshonq I
A peça possui inscrições nas extremidades do barco solar, e incrustado na pasta de vidro estão inscrições que afirmam que ele pertenceu a Sheshonq.
O peitoral é decorado com a imagem de um barco solar navegando sob a abóbada estrelada. No centro do barco há um disco solar de lápis-lazúli com uma representação da deusa Maat ao lado de Amon-Ra-Horakhty. De cada lado do barco aparece uma deusa. Primeiro Hathor, com chifres de vaca e um disco solar de pasta de vidro vermelho, nas costas. E Maat, com o disco solar e a pena de avestruz na cabeça, na frente.
Os braços alados das duas deusas se estendem em direção ao disco solar, com uma caneta em uma das mãos e um hieróglifo na outra, composta do sinal de nefer, o olho de wedjat e a cesta de neb.
As asas, o cabelo e a abóbada celeste possuem uma cor lápis-lazúli, e as estrelas são compostas de pontilhados de ouro.
O céu é sustentado de cada lado por duas plantas heráldicas do Alto e Baixo Egito feitas de ouro e pedras semipreciosas. Enquanto as flores de lótus invertidas pendem de uma charneira no fundo do pingente.
Dois falcões dourados hieráticos erguem-se nos cantos, acima do céu, com a coroa dupla do Alto e do Baixo Egito na cabeça.
O Peitoral de Sheshonq I está exposto na sala 2 do Museu Egípcio do Cairo. Você pode conhecer mais algumas peças do acervo no nosso site. Confira agora mesmo clicando aqui e descubra mais sobre esta incrível coleção!
Para receber dicas sobre a sua viagem ao Egito, entre em contato conosco!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]