[vc_section][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_single_image image=”770″ img_size=”full” alignment=”center” css_animation=”right-to-left”][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_single_image image=”772″ img_size=”full” alignment=”center” css_animation=”right-to-left”][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_single_image image=”773″ img_size=”full” alignment=”center” css_animation=”right-to-left”][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_single_image image=”774″ img_size=”full” alignment=”center” css_animation=”right-to-left”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_custom_heading text=”O Símbolo e Amuleto Djed na Antiga Cultura Egípcia” font_container=”tag:h3|font_size:20|text_align:left|color:%23054d66″ use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]
O Djed, ou Símbolo da coluna vertebral de Osíris, é considerado um dos mais importantes amuletos do Antigo Egito. Ele é um símbolo da estabilidade, pois seu nome é a exata tradução da palavra. O Djed aparece em diversos templos, sozinho ou combinado com o Was, símbolo da prosperidade.
O antigo egípcio acreditava que as pessoas precisavam destes dois valores para estabelecer uma boa vida. Também é possível encontrar o Djed e o Was junto ao símbolo Ankh, e associados ao símbolo da palavra Neb (senhor), para dar título ao rei como senhor da vida, estabilidade e prosperidade.
O amuleto também era importante nos ritos funerários e era colocado perto corpo, ou entre o sudário de linho da múmia e muitas vezes como um elemento decorativo no sarcófago. No túmulo de Tutankhamon, por exemplo, o Djed era um dos 20 amuletos no pescoço do rei, em seis capas separadas por lâminas de linho. Também é possível encontrar o Djed junto ao Tit, símbolo de Ísis como dois motivos decorativos.
As origens do Djed são antigas: as primeiras representações conhecidas procedem da Dinastia I. Depois o amuleto se tornou símbolo de Osíris.
Alguns estudiosos tem identificado o Djed com a coluna vertebral de Osíris, baseando-se na associação observada em muitos textos funerário e religiosos entre este símbolo e coluna vertebral de Osíris. No templo de Osíris, em Abidos, existe uma cena que representa o rei sustentando a coluna Djed, símbolo de Osíris, em frente da deusa Ísis como símbolo de era de estabilidade. Essa cerimônia conhecida como “Sustentar o Pilar Djed”, que não só serviu como uma metáfora para a estabilidade do monarca, mas também simbolizou a ressurreição de Osíris.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]