Arte Egípcia no Museu Egípcio do Cairo – Estátua do Hipopótamo
A estátua do hipopótamo que está exposta no Museu Egípcio do Cairo é de um hipopótamo azul pintado com imagens decorativas de plantas e aves aquáticas encontradas na região do Nilo. Os olhos, a boca, as orelhas do animal e as imagens decorativas estão pintadas de preto.
Essa estátua foi encontrada em uma tumba, junto com outras diversas relíquias do Egito Antigo. Estudiosos acreditam que devido a sua cor, ela tinha como utilidade a materialização da água, à medida que a necessidade do morto surgisse durante sua passagem para a vida eterna.
As plantas pintadas na estatueta se assemelham a flor de lótus. Essa flor que carrega um importante significado na cultura egípcia, sendo representada como planta sagrada pertencente ao mundo dos deuses.
Este tipo de figura é frequentemente encontrada em tumbas do Reino Médio e no Segundo Período Intermediário. Também foram encontradas frequentemente em amuletos e em pequenas estatuetas.
O hipopótamo é mais um dos animais que carregavam diferentes significados durante o Egito Antigo. Nos túmulos, era frequentemente associado a imagens da fertilidade feminina.
O hipopótamo está ligado a Tueris (Taweret). Ela era a deusa da fertilidade, além de ser a protetora das grávidas. Ela assegurava fertilidade e partos seguros.
Se você, assim como a gente, ama a arte egípcia, não deixe de conferir nossos outros posts sobre o acervo do Museu Egípcio do Cairo.
Confira as peças: