Mênfis a Capital do Antigo Reino do Egito.
Mênfis é uma palavra grega que é derivada do egípcio Men-Nefer, que significa estável e bela. Mênfis foi a capital do antigo reino do Egito e foi uma cidade que também permaneceu importante durante a era faraônica.
Os faraós do Novo Reino se esforçaram para aumentar seu esplendor, especialmente Ramsés II. Posteriormente tornou-se uma das maiores e mais belas cidades do Oriente. Porém, sob o domínio dos Ptolomeus (dinastia macedónia que governou o Egito de 303 a.C. a 30 a.C), começou a perder importância para Alexandria.
Mênfis Atualmente
As sucessivas guerras, invasões e inundações do Nilo devastaram Mênfis e acabaram apagando seu rastro. Hoje restam apenas algumas ruínas desta magnífica cidade e em sua localização existe um belo palmeiral.
No final deste palmeiral, está localizado os restos do templo construído para mumificar o touro Ápis, o animal sagrado do Deus Ptah, o deus principal de Mênfis. Os antigos egípcios consideravam-no como a expressão mais completa da divindade sob a forma animal.
No lugar do templo principal, um museu ao ar livre guarda belas esculturas, entre as quais se destaca o grande colosso de Ramsés II, de cerca de 12 metros. Os detalhes e proporções desta estátua são muito bem cuidados.
A esfinge de alabastro é outra das peças importantes de Mênfis. Esculpido por um dos faraós da dinastia XVIII, pesa cerca de 80 toneladas. Também é possível admirar estátuas de Ramsés II, III e VI, bem como blocos de sarcófagos de pedra que carregam todo o nome ou representação do deus Ptah, sua esposa, a deusa Sekhmet (guerra) e seu filho deus Nefer-tom (da flor de lótus).