Menat
O Menat era um amuleto utilizado por deuses, membros da elite como reis e sacerdotes durante muitas dinastias no Antigo Egito. Era frequentemente era usado como um amuleto protetor, simbolizando alegria, felicidade, força, saúde (mental e física) e felicidade. Os egípcios antigos acreditavam ser um amuleto dotado de poderes especiais para proteger ou trazer boa fortuna.
As mulheres do Antigo Egito, ao utilizar um menat acreditavam que estavam atraindo a fertilidade e boa saúde, enquanto que para os homens, isso significava virilidade.
O amuleto normalmente era feito de pedra, bronze ou porcelana. Formando um colar que era composto de muitas fileiras de contas e um amuleto, formando um contrapeso.Tinham duas formas de serem utilizados, podendo está no pescoço ou na mão. Também era utilizado como uma espécie de chocalho pelas sacerdotisas de Hathor, a deusa que simbolizava os princípios de alegria, música, amor feminino e maternidade.
Algumas vezes o amuleto era colocado junto ao corpo de um cadáver durante algumas cerimonias fúnebres, os antigos egípcios acreditavam que esse ritual iria dá proteção divina ao morto.
Gostaria de conhecer outros amuletos importantes da cultura egípcia antiga? Confira os outros posts da nossa série!