Arte Egípcia no Museu Egípcio do Cairo – Maquetes de Meketra.
As maquetes de Meketra, foram encontradas dentro de um esconderijo em uma tumba egípcia. Graças ao ambiente seco do Egito, muitos objetos sobreviveram a passagem do tempo, nos presenteando até hoje com grandes relíquias do Egito Antigo.
Em 1920, algumas dessas fantásticas relíquias foram descobertas, enquanto o Museu Metropolitano de Arte de Nova York, fazia a limpeza na tumba de Meketra. Essa tumba já havia passado por outras duas explorações, antes da descoberta de um esconderijo atrás de uma das paredes que guardavam as maquetes de Meketra.
Uma perfeita descoberta de uma coleção completa que retratavam cenas da vida cotidiana no Egito Antigo. Eram modelos de casas de abate, embarcações com suas tripulações e até mesmo cozinhas.
Ao todo, na descoberta foram encontradas 24 caixas que representavam aposentos e pátios que continham diferentes trabalhadores desenvolvendo as mais diferentes atividades.
Saber quais os sentidos dessas peças ainda é motivo de muitas teorias, alguns estudiosos acreditam que a presença delas na tumba tinha uma razão religiosa.
Um fato, era que nas paredes das tumbas eram pintadas cenas da vida cotidiana, para que o morto pudesse aproveitar dessa paisagem no além, então acreditasse que as maquetes de Meketra teria o mesmo objetivo.
Já outros estudiosos acreditam que Meketra teria sido um colecionador, e uma tradição no Antigo Egito era de colocar na tumba tudo que desejava utilizar na outra vida, então ele ou a sua família colocou em sua tumba a sua belíssima coleção de maquetes.
Se você, assim como a gente, ama a arte egípcia, não deixe de conferir nossos outros posts sobre o acervo do Museu Egípcio do Cairo.
Confira as peças:
- Shabti de Khonsu
- Joias de Khnumet
- Busto de Tutankamon
- Maquetes da Tumba de Meketre
- As Estelas Funerárias
- Os Retratos de Faium
- As Joias da Princesa Mereret
- A Tríade de Miquerinos
- As Estátuas de Rahotep e Nofert