Joias de Khnumet
As Joias de Khnumet se distinguem pelo seu design, que tem como principal característica a aplicação de fios de ouro e grânulos que também era muito popular fora do Egito.
A utilização de joias no Antigo Egito, datam desde o quarto milênio a.C., os antigos egípcios sempre deram muita importância para o vestuário, principalmente para as joias. Não importava a idade ou o sexo, as joias eram um objeto muito presente no vestuário dos egípcios.
Eram muitos os acessórios que eram comumente usados, como brincos, anéis, colares, braceletes, dentre muitos outros. O que importava era que deviam ser feitos de ouro e pedras semipreciosas.
A diversidade das Joias de Khnumet é um dos pontos que reforçam isso. Uma hipótese sustenta que as joias foram dadas a Khnument por um príncipe estrangeiro, mas também poderiam ser o trabalho de joalheiros egípcios inspirados em estilos exóticos.
Túmulo da Princesa Khnumet
O túmulo da princesa Khnumet, foi destruído por ladrões, mas ao ser descoberto ainda continha uma coleção rica e notável de joias, dentre elas várias pulseiras e colares. Algumas dessas joias estavam entre o manto da múmia e outras no anexo da câmara mortuária.
Se você, assim como a gente, ama a arte egípcia, não deixe de conferir nossos outros posts sobre o acervo do Museu Egípcio do Cairo.
Confira as peças: