Hórus na lenda
A lenda de Hórus é uma das lendas mais interessantes da humanidade. Conforme os mitos egípcios antigos, no início, era o deus Atum, o deus criador que não tinha nem corpo, nem forma. o Atum saiu da água original que foi designada por Nun ou seja à água eterna. E surgiu uma coluna. Atum criou Shu ”o ar” e Tefnut ”a humidade”. Shu e Tefnut geraram, por sua vez, Geb, o deus da terra e Nut, deusa do céu. Do casamento de Geb e Nut, nasceram 4 filhos: Osíris, Ísis, Set e Néftis. No entanto, Shu, o pai, separou Geb e Nut.
Pai Osíris e Mãe Ísis
Osíris casou com sua irmã, a deusa Ísis. Set, o deus da cólera, raiva e da guerra casou com a sua irmã Néftis. Quanto mais o tempo passava, mais Set invejava o trono divino de Osíris. Finalmente, esboçou um plano que revelava a sua cobardia e conspiração contra o seu irmão: quando, em uma grande festa que reuniu 72 pessoas, Set fabricou um sarcófago maravilhoso e ofereceu para o convidado que lhe couber. Quando cada convidado entrou no sarcófago não coube ninguém. Chegou o turno de Osíris para tentar e quando o esbelto Osíris experimentou entrar no sarcófago, lhe cabia perfeitamente. Set mandou o seus servos fechar imediatamente a tampa em ouro e empurrou o sarcófago selado, que continha Osíris, para o rio Nilo. Observou, rindo ruidosamente, o sarcófago à deriva para além do Egito, o que causou a morte lenta de Osíris.
Ísis procurou em vão, o seu marido desaparecido, quer fosse no norte, quer fosse a leste, quer fosse no sul, até encontrar o sarcófago com o corpo de Osíris em um lugar no leste do Líbano. E depois de alguns detalhes e acontecimentos em Líbano, Ísis, com seus poderes mágicos acordou a alma de Osíris e acabou por engravidar. O regresso de Osíris ao Egito despertou a cólera de Set. Matou o irmão e cortou o corpo de 14 pedaços que distribuiu pelo Egito. Ísis juntou todos os pedaços do corpo do marido, um por um, embalsamou-o e, seguidamente, mumificou-o.E nessa tarefa Ísis foi ajudada por Thot e Anúbis Osíris tinha sido condenado a tornar-se, para a eternidade, o deus do reino dos mortos. Quando Ísis estava prestes a dar à luz, fugiu para os terrenos alagadiços do Delta para escapar de Set.
Hórus pede o trono do Egito e luta por isso
Nasceu Hórus que Ísis educou de forma a vingar o assassino do pai. Ávido de vingança pelo crime do pai, Hórus desafiou o seu tio, Set, para um combate. O jovem Hórus não era um adversário à altura do deus da guerra e, durante o combate, Set atingiu o olho do seu rival. Foi então que Ísis veio socorrer o filho. Com seus poderes mágicos, curou a ferida de Hórus. Conforme a lenda, o Deus Rá deu outro olho a Hórus. Set, pela magia, transformado em Hipopótamo. Encontrando-se, de forma brutal, sem defesa perante a cólera de Hórus, Set fugiu para os caniçais do Nilo. Personificando o mal, foi eternamente detestado pelos egípcios. Hórus recuperou o reino do seu pai Osíris e subiu finalmente para o trono terrestre, em sua herança legítima, e reinou enquanto deus supremo o Alto e o Baixo Egito. Osíris foi colocado como deus do Juízo final e senhor do além.
Hórus foi considerado como a força do poder terrestre de cada rei. Cada rei também recebia o título Hórus.
Hórus foi representando em forma de Homem com Cabeça de falcão e as vezes como falcão inteiro.