Hermopolis Magna (El-Ashmounin)
Hermopoils Magna no antigo Egito foi a cidade de Thot. O nome antigo da cidade é “Khmenu“ que significa cidade dos oito e em árabe atualmente é “Ashmounin” ou El-Ashmounin. Está a cerca de 260 km a sul do Cairo ( cerca de 3 horas de carro, e está a 10 km da cidade de El Minya. Khemenu foi conhecida pelos gregos como a cidade de Hermes ou ‘Hermopolis’. Infelizmente tem atualmente existem poucas ruínas da cidade antiga. Temos informações que relatam que a cidade de Hermopolis, no tempo do Reino Novo, foi muito próspera e de alta importância religiosa. O visitante pode observar hoje ruínas de um templo dedicado a Thot e construído no reinado do rei Thutmoses III, porém todo o que mantém deste templo é uma estátua completa de babuíno, uma das formas de Thot, qeuando simbolizam a divindade da lua, além de umas partes de estátuas similares.
A área próximo ao templo de Thot, também contém poucas ruínas de um santuário construído no reinado de Ramsés II e outras ruínas de outro santuário construído pelo rei Nekhtnebef, da dinastia XXX, junto a ruínas da capela construída por Filipe Arrideu, irmão de Alexandre Magno, que ainda mantém umas imagens de Alexandre Magno.
Na Época Greco-Romana a cidade foi própsera e rica em edifícios. Portanto ainda mantém muitas colunas romanas, provavelmente foram colunas de uma Agoura ou Mercado, enquanto uma parte foi transfromada em uma basílica.