Gravura de Seti I
Foi encontrada uma gigantesca gravura de Seti I em pedra. Ela se encaixa como um quebra-cabeça e foi encontrada no sul do Egito.
A descoberta pode revelar novas informações sobre o faraó Seti I, que lançou uma série de campanhas militares no norte da África e Oriente Médio depois de se tornar faraó por volta de 1289 ou 1288 A.C.
A gravura tem ilustrações e hieróglifos e menciona um evento que aconteceu durante o reinado de Horemheb, um general de elite do exército do rei Tut que acabou se tornando um faraó.
Arqueólogos do Ministério de Antiguidades do Egito descobriram a gravura durante um trabalho no templo de Kom Ombo – dedicado aos deuses Hórus e Sobek – em Assuan. O templo remonta a 2.300 anos.
A gravura, que ainda tem tinta amarela, apesar da passagem de 3.300 anos, mostra Seti adorando Sobek e Hórus, disse Brand, observando que parece ser muito cedo no reinado de Seti I.
A inscrição prova que o duplo culto de Hórus e Sobek já estava estabelecido em Kom Ombo no período da 19ª Dinastia do Novo Reino. A Universidade de Memphis afirma que se trata de uma descoberta empolgante e pode ser historicamente importante.
Para conhecer ainda mais sobre os segredos do Antigo Egito, não deixe de conferir o nosso blog!
Fonte: Live Science