Flor de Lótus
Quando o Egito ainda não havia sido unificado, a flor de lótus simbolizava o Alto Egito, que compreendia áreas como Assuan, Hermópolis e Dahshur.
Os antigos egípcios tinham vários significados para a flor. O formato de suas pétalas lembra os raios do sol – então se acreditava que Rá – o deus sol – havia nascido de uma flor de lótus.
Outro forte significado é a característica da planta de se fechar à noite, afundar-se e ressurgir novamente, simbolizando a vida após a morte. A flor de lótus também era associada ao feminino sagrado.
O deus Nefertum é uma divindade muito antiga também associada à planta e os antigos egípcios acreditavam que ele tinha poderes de cura. Seu nome significa perfeição ou belo ser,
Por seu forte significado político e religioso, a flor de lótus é um dos símbolos mais comuns do antigo Egito, estando presente em objetos de uso pessoal, arquitetura e também em pinturas e esculturas.
Até hoje é possível encontrar a planta crescendo às margens do Rio Nilo. As cores mais comuns da flor de lótus no Egito são o branco e o lilás.
Gostou de aprender um pouco mais de egiptologia no nosso post de hoje? Continue ligado no nosso blog para descobrir o Egito com a gente!