[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Festival Opet | Festas no Egito Antigo.
O Festival Opet, é um antigo festival egípcio que aconteceu em Luxor (Wasset ou Tebas) e tinha a duração que variava entre 11 dias e 27 dias.
Acontecendo durante o segundo mês do calendário lunar, por volta do final de agosto, durante o Novo Reino. No calendário egípcio, este foi o segundo mês da estação de inundação, quando o Nilo inundou.
Procissão do Festival Opet
No reinado de Hatshepsut o festival durou 11 dias, mas na época de Ramsés III durou 27 dias.
Na época de Hatshepsut, a procissão do festival prosseguia ao longo do eixo norte / sul do templo, saía do portão sul e seguia o caminho processional até o templo de Luxor. Os sacerdotes pararam seis vezes nas estações onde podiam apoiar a barca em um estande em um estande sagrado. A barca de Amon era acompanhada por soldados, dançarinos e cantores que forneciam parte do espetáculo da procissão.
Na época de Ramsés III, os templos distribuíam ao povo 11.341 pães, 85 bolos e 385 frascos de cerveja durante cada dia do festival. Durante o reinado de Hatshepsut, a procissão retornou a Karnak de Luxor pela água, navegando no Nilo.
Na celebração do Opet, o deus Amon, Mut, seu consorte e Khons, seu filho, são carregados em uma procissão ou em uma jornada ritual de seus santuários em Karnak até o templo de Luxor (chamado Ipet resyt em egípcio faraônico, daí o nome do festival).
Festival no Templo de Luxor
Cenas do festival na Colunata do Templo de Luxor esculpidas durante o reinado de Tutancâmon (1333–23 aC) mostram sacerdotes carregando estátuas de Amon, Mut e Khons em cascas pelas ruas da antiga Tebas, em barcaças fluviais e em direção a Luxor.
Após essa aparição para a população, as estátuas permaneceram no templo de Luxor por cerca de 24 dias, durante os quais a cidade permaneceu em festa. As imagens foram devolvidas pela mesma rota aos seus santuários em Karnak em uma segunda aparição pública que fechou o festival.
Origem do Festival Opet
Acredita-se que o festival começou com oferendas feitas pelo faraó ao deus Amon-Re no templo do deus em Tebas, o atual templo de Karnak.
Essas oferendas supostamente rejuvenesceram o poder divino do Faraó, embora a natureza exata dos rituais seja desconhecida e esse rejuvenescimento também possa ter ocorrido no Templo de Luxor.
Do complexo do templo de Karnak, o faraó e sua rainha lideraram uma procissão do deus em sua forma de estátua, mais os outros deuses de Tebas, Mut, e Khonsu, seus descendentes.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_text_separator title=”Roteiros Atuais”][list_tours show=”tour_cat” tour_cat=”70″ limit=”2″ tour_on_row=”1″][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”3″ length=”0″ display=”recent”][/vc_column][/vc_row]