[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7290″ img_size=”full”][vc_column_text]
Arte Egípcia no Museu Egípcio do Cairo | Estela de Piankhi
A monumental estela de Piankhi foi gravada com uma descrição da campanha militar vitoriosa liderada pelo rei núbio Piankhi (ou Piye) contra Tefnakht, rei de Sais e seus aliados locais.
Quem foi Piankhi
Piankhi conseguiu controlar todo o vale do Nilo depois de continuar a expansão para o norte de seus antecessores, Alara e Kashta.
Depois de tomar Mênfis e aceitar a rendição de outros importantes centros no Alto e Baixo Egito, Piankhi retornou a Napata, a capital da Núbia, perto da quarta cachoeira do Nilo, e começou a expandir e embelezar o grande templo de Amon em Gebel Barkal , onde a estela foi encontrada em 1862.
Detalhes da Estela
O rei queria erguer este monumento na casa do deus Amon que dirigia seus feitos gloriosos: “Amon de Napata me permitiu governar todo o país”, foi escrito em outra estela encontrada no mesmo templo.
O estilo lembra o tom épico e a propaganda característica de textos repletos de elogios aos reis do Novo Reino, como o poema épico da sangrenta batalha de Qadesh e a esteira de Merenptah. (D.C.)
A Estela de Piankhi está exposto na sala 30 do Museu Egípcio do Cairo e você pode conhecer mais algumas peças do acervo no nosso site. Confira agora mesmo clicando aqui e descubra mais sobre esta incrível coleção!
Para receber dicas sobre sobre o museu egípcio, consulte-nos a respeito.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]