[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Elementos e Símbolos nos Templos Egípcios.
Os incríveis templos egípcios são repletos de simbolismos, confira agora alguns elementos e símbolos nos templos egípcios e seus significados.
Akhet
Os pilonos, ou seja, as duas torres da fachada do templo representam o Akhet.
Akhet ou horizonte, na língua egípcia. Representa o sol nascendo entre duas montanhas. Um amuleto em forma de akhet representava o renascimento diário do sol. O Akhet Significa Horizonte.
O Pátio Aberto
Este certamente é um dos elementos principais no templo padrão Egípcio. Um lugar aberto ao céu. Que representa a Luz máxima, sendo este o lugar mais iluminado dentro do templo.
Este é o lugar onde o público poderia entrar durante as festas. As paredes são decoradas de temas diferentes, cenas de festas, das barcas sagradas, das oferendas e também de vitórias do rei.
Em alguns templos o pátio aberto está decorado por colunas em formas vegetais, papiro ou mistura de elementos vegetais. Como no templo de Luxor, que possui em seu pátio aberto uma fila dupla de redondas colunas com capitéis na forma de capulhos de papiros.
A Colunata
Hipóstila representa elementos aquáticos, vegetais e cósmicos. Aqui a decoração é relativa a cada templo, por exemplo, no templo de Luxor são 32 colunas gigantescas divididas em quatro filas em quanto no templo de Edfu são 18 colunas em duas filas.
Aqui começa a Escuridão, a sala escura com teto decorado em formas de estrelas que representa o céu. As decorações são dedicadas aos deuses e as oferendas feitas. Quanto mais adentramos nos templos, fica mais escuro e existe uma elevação gradual do chão do templo.
O Santuário
O Santuário representa origem do universo que foi a escuridão. Este é o lugar mais sagrado dentro do templo e o mais escuro, está localizado no fundo do templo.
Possui uma imagem ou figura do deus ou deusa do templo guardado em um sacrário. Não era permitido para qualquer pessoa entrar neste ponto do templo. Com exceção do alto sacerdote que diariamente tinha que exercer o ritual do serviço diário.
O Lago Sagrado
Ele representa Nun – o oceano primigênio, origem do universo antes da criação. Este é um dos elementos cósmico mais importante. Ele simboliza à água, fonte da vida e o Nun – o oceano primigênio.
O lago sagrado não existia em todos os templos egípcios. Como em algumas ilhas, como na ilha de Philae ou na ilha Elefantina onde existe o rio Nilo que representava o lago sagrado.
O melhor exemplo de um lago sagrado é no templo de Karnak em Luxor.
O Obelisco
Este símbolo solar é um pilar monolítico afunilado, originalmente são erguidos em pares nas entradas dos antigos templos egípcios.
O obelisco egípcio é esculpido de uma única peça de pedra, geralmente granito vermelho das pedreiras de Aswan. Cada obelisco possui uma parte superior piramidal.
O obelisco é um elemento cósmico que representa elevação e o Benben, ou seja, a colina ou monte que surgiu a partir das águas primordiais (Nun), e sobre a qual o deus criador Atum assentou-se.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][vc_posts_slider count=”10″ interval=”3″ slides_content=”teaser” posttypes=”product”][vc_empty_space][list_posts heading=”Posts Mais Recentes” heading_type=”h4″ style=”style_2″ category=”0″ limit=”5″ length=”0″ display=”oldest” css_animation=”bottom-to-top”][/vc_column][/vc_row]