O Deslocamento do Templo de Abu Simbel
O templo de Abu Simbel é um dos mais belos e conhecidos no Egito. Porém você sabia que a sua localização original não é a atual? Saiba detalhes do deslocamento do templo de Abu Simbel.
Abu Simbel sobreviveu aos tempos antigos na margem oeste do rio Nilo por 3.000 anos. No entanto sua localização mudou quando a Represa Alta de Aswan exigiu que ele fosse desmontado e reconstruído em uma colina mais alta na década de 1960.
Templos
Abu Simbel é um antigo complexo de templos. Ele contém dois templos o Templo Maior e o Templo Menor.
O Templo de Abu Simbel foi construído pelo antigo rei egípcio Ramsés II, com a intenção principal de celebrar a vitória durante a batalha de Hitties em Kadish em 1274 aC
O Templo maior retrata Ramesses II em seu trono, com quatro colossos sentados. Aos seus pés estão imagens de núbios, líbios e hititas, todos inimigos que Ramesses conquistou. Nas paredes, há escritos de vitórias militares, sua vida pessoal e deuses egípcios.
A menos de duzentos metros do Templo Maior fica o Templo menor, que foi construído para a esposa de Ramsés, a rainha egípcia Nefetari.
Deslocamento
Em 1959 foi emitido um alerta de emergência, para salvar os templos das águas do rio Nilo.
Devido a construção da barragem de Aswan, a UNESCO lançou seu apelo para salvar os templos que estavam ameaçados de submersão.
Pode-se dividir este grande projeto em três etapas, sendo: proteção do local, cortar e desmontar e reconstruir.
Demorou pouco mais de três anos para mudar os dois templos de seu local original para sua nova casa, em uma colina mais alta.
Curiosidade
O resgate de Abu Simbel foi um exemplo perfeito de cooperação internacional. Isso porque dezenas de países responderam ao apelo da UNESCO.