[vc_row][vc_column width=”5/6″][vc_column_text]
Descobertas de patrimônio cultural subaquático no Egito.
É fato que ao longo das décadas, o legado dos antigos egípcios foi extremamente vasto. E é fato que devido a sua imensidão, os arqueólogos ainda não descobriram todos os tesouros arqueológicos do subsolo e nas profundezas do mar. Confira detalhes de descobertas subaquáticas no Egito ao longo dos anos.
Descobertas
Segundo o mais recente estudo da UNESCO, existem 150 cidades afogadas apenas no Mediterrâneo e mais de três milhões de naufrágios.
Alexandria, no Egito, é a segunda cidade do mundo árabe que descobriu antiguidades subaquáticas desde 1910. Entre umas cidades subaquáticas famosas, citamos a a cidade antiga de Thonis-Heracleion, também chamada de Heracleion. Ela foi uma importante antiga cidade portuária egípcia localizada a cerca de 30 km de Alexandria que se encontra-se submersa. Alexandria é considerada uma das cidades com maior patrimônio Cultural Subaquático do mundo. Ela possui dezenas de sítios arqueológicos submarinos não identificados.
Apesar de já ter descoberto milhares de antiguidades aquáticas, o Egito ainda não possui museus especialmente dedicados ás descobertas subaquáticas. Apesar de que existem alguns lugares para exibir peças descobertas como no Museu Nacional de Alexandria. Além do museu aberto ao lado do Anfiteatro de Alexandria em Kom El Dekka. O Ministério de Antiguidades tem uma exposição temporária chamada “Cidades Submersas: Mundos Perdidos do Egito”. Ela percorre vários países estrangeiros, apresentando 293 artefatos que contam as histórias das duas cidades subaquáticas: Thonis-Heracleion e Canopus.
Workshop
Para aumentar a conscientização do patrimônio cultural subaquático do Egito, recentemente 19 trabalhadores de vários ministérios do país passaram por um intenso workshop. Com o objetivo de aprender sobre o patrimônio subaquático oculto do Egito e descobrir as ferramentas para preservá-lo. Este workshop durou cinco dias e aconteceu pela primeira vez em um centro de Arqueologia Marítima e Patrimônio Cultural Subaquático da Universidade de Alexandria. Isso com a cooperação da Comissão Nacional Egípcia de Educação, Ciência e Cultura do Ministério de Educação Superior, Escritório da UNESCO no Cairo e o Ministério de Antiguidades.
Durante o workshop, os participantes aprenderam sobre o processo de pesquisa, mergulho, desenterramento de relíquias da água e sobre a preservação.
Que tal uma viagem ao Egito para conhecer Alexandria e outras cidades egípcias?
Confira nossos pacotes de viagem e entre em contato agora mesmo.
Cairo com Alexandria e Hurghada
Cairo e Alexandria por 5 dias
Cairo com Alexandria e Luxor por 8 dias
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][list_tours limit=”3″ tour_on_row=”1″][/vc_column][/vc_row]